11 de setembro: 12 anos dos atentados terroristas nos EUA

PUBLICIDADE

O dia 11 de setembro virou sinônimo de atentado terrorista contra os Estados Unidos. Em 2001 o mundo parou para assistir o desastre que assolou uma nação. As Torres Gêmeas, ponto turístico conhecido em todo o planeta, foram atingidas por aviões invadidos por terroristas. Fora isso, outras ações terroristas aconteceram simultaneamente pelo país.

Faz 12 anos que aconteceram os atentados de 11 de setembro nos EUA (Foto: Divulgação)

Homenagens as vítimas do 11 de setembro

Nessa quarta-feira, 11 de setembro, pelo 12.º ano seguido, acontecerão homenagens às vítimas dos atentados terroristas da Al-Qaeda em seu solo. Isso porque além dos ataques as Torres Gêmeas os grupos da Al-Qaeda no Magreb atacaram o Consulado dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, tendo quatro vítimas.

Os atendados de 11 de setembro entraram para a história (Foto: Divulgação)

Atentados de 11 de setembro: teoria da conspiração

Junto com o atendado de 11 de setembro vieram as muitas teorias da conspiração. Uma dessas histórias é a de que quatro mil judeus tinham sido alertados sobre os atentados e não apareceram para trabalhar naquele dia no World Trade Center, inicialmente publicadas no jornal sírio Al Thawra.

PUBLICIDADE

Também dizem que existiria um míssil que o próprio Pentágono disparou contra o Pentágono. Na França, o livro de Thierry Meyssan sobre a “mentira assustadora” do 11 de setembro virou best-seller, disseminando a história do míssil ou de um pequeno avião investindo contra o Pentágono, mas que não tinha relação com terrorismo e sim com uma conspiração para culpar a Al-Qaeda.

Na imprensa alternativa americana as muitas versões conspiratórias sobre o 11 de setembro surgiram. Uma delas é que políticos de direita e de esquerda se uniram para denunciar as tramas feitas pelo governo da época para se valer de um atentado falso para ter benefícios. No caso, o governo Bush fez uma manufatura dos atentados. Eles precisam de uma desculpa para invadir o Afeganistão e o Oriente Médio, beneficiar a indústria petrolífera e de armamentos em seu benefício. Mas a verdade que ainda prevalece é a de que  o Estados Unidos e sua população foi vítima dos atentados de 11 de setembro e não beneficiado com tudo de ruim que aconteceu nessa época.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.