10 lições simples para meditar

Conheça 10 lições simples para meditar e alcance o equilíbrio físico e psicológico tão desejado por todos. […]

Por Redacao em 02/01/2012

O ritmo de vida urbano deixa as pessoas um tanto quanto distantes do mundo, do próximo e especialmente de si. É correria para ir ao trabalho, chegar na hora certa, cumprir todos os compromissos, voltar para casa, cuidar da família e tentar ainda ter uma vida social agradável. Para se afastar um pouco dessa rotina e ter qualidade de vida, o ideal é seguir 10 lições simples de meditar, para poder encontrar paz e equilíbrio.

A meditação faz bem à mente e ao corpo

Maneiras de meditar

Primeiro passo é escolher um local agradável e claro, bem calmo. Pode ser a própria casa em um horário que não tenha ninguém. Tire o telefone do gancho, desligue o celular e nem olhe para o computador ou televisão. O ambiente deve ser bem confortável para que a pessoa possa sentar-se e sentir-se bem.

 

A meditação pode ser feita em casa, desde que ela esteja adequada

Em seguida, vale a dica de colocar uma música bem baixinha e muito agradável,  exclusiva para meditação. Podem ser mantras, músicas com barulhos de passarinhos, de cachoeira, canções lentas da sua religião, tanto faz, o importante é ter um ritmo bem calmante no fundo.

Para quem gosta, o uso de incensos também ajuda a criar um clima de paz no lugar. E para aqueles que não têm isso em casa, use um produto que deixe o ar mais cheiroso. A preparação do local é ótima para conseguir a concentração ideal.

 

É fundamental criar um clima de paz no ambiente

No momento em que se sentar, procure ficar com a coluna bem reta.  Já sentado, feche os olhos e respire normalmente durante um tempinho, por volta de um minuto. Preocupe-se muito mais com o ar que entra nos pulmões do que com os problemas lá de fora. Lembre-se: esse momento é seu, por isso, deixe tudo de lado.

Comece a prestar atenção na sua respiração, no seu corpo, o quanto ele está recebendo de ar e fique atento à música ao fundo. É uma forma de acostumar o cérebro a eliminar pensamentos negativos, pelo menos naquele momento. Com o tempo, eles são mais controlados.

Permita que tudo o que está sentindo, ao ouvir a música e a respiração, flua com naturalidade. Tente relaxar com tudo isso. Fique dessa maneira durante cerca de 20 minutos, olhar o relógio é permitido, mas procure verificar o tempo o menos possível.

Assim que acabar, não levante imediatamente. É preciso voltar aos pouquinhos, mas evite enfocar nos problemas, deixe-os de lado. Em seguida, levante devagar.

Por que meditar

A meditação serve para relaxar e ensinar a obter tranquilidade e concentração na vida. Além disso, o equilíbrio do corpo também é alcançado, por isso, com essas dicas, comece hoje mesmo a meditar.

Top