10 dicas para você economizar na conta de telefone

As taxas cobradas pelos serviços telefônicos no Brasil estão entre as mais caras do mundo, fazendo com que consumidores de todo o país tenham…

As taxas cobradas pelos serviços telefônicos no Brasil estão entre as mais caras do mundo, fazendo com que consumidores de todo o país tenham muitos gastos com a conta de telefone, seja ele fixo ou móvel.

As tarifas cobradas pelos serviços telefônicos no Brasil estão entre as mais caras do mundo (Foto: Divulgação)

No entanto, mesmo com as tarifas exorbitantes cobradas pelas operadoras, é possível economizar na conta e pagar bem menos do que os valores cobrados nas últimas faturas. Para ajudar nessa tarefa, preparamos 10 dicas para você economizar na conta de telefone.

Confira as sugestões a seguir.

Use o telefone apenas quando necessário

A dica para economizar mais básica (e mais óbvia) é diminuir o uso do telefone. Evite ficar batendo papo apenas para passar o tempo, pois isso pode pesar no seu bolso. Faça ligações apenas quando for necessário.

Aproveite os horários de tarifas reduzidas

De segunda a sexta-feira, entre a 0h e as 06h e das 14h de sábado às 06h de segunda, são os chamados horários reduzidos, nos quais você paga bem mais barato pelas ligações. Aproveite o benefício.

Pesquise as tarifas para ligações DDD e DDI

Caso precise fazer chamadas à distância (DDD) ou chamadas internacionais (DDI), pesquise antes para saber qual operadora oferece as tarifas mais em conta e em quais horários as ligações são mais baratas. Se possível, evite ligar para celulares.

Uma boa maneira de evitar as contas caras é diminuir o uso do telefone (Foto: Divulgação)

Aproveite as promoções e descontos

Aproveite as promoções das operadoras, que em alguns casos, oferecem ligações gratuitas entre números da mesma operadora, enquanto em outros, há descontos ao ligar para um telefone da própria rede. Verifique com a sua prestadora se ela oferece tais vantagens.

Compre chips da mesma operadora para a família

Outra dica interessante é comprar chips da mesma operadora para toda a família, aproveitando as promoções citadas acima. Assim, você pode até aposentar o telefone fixo.

Saiba a que operadora pertence o número discado

Em complemento às duas dicas anteriores, procure saber a que prestadora pertence o número para o qual você está discando, para aproveitar melhor os descontos. Acessando o site Consulta Número e digitando o número do telefone, é possível verificar essa informação.

Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, também podem ajudar na economia (Foto: Divulgação)

Oriente crianças, adolescentes, idosos e funcionários

Como geralmente passam mais tempo em casa, crianças, adolescentes, idosos e trabalhadores domésticos devem ser orientados a só utilizarem o telefone quando for realmente necessário.

Utilize apps de mensagens instantâneas

Aplicativos como WhatsApp, Viber, WeChat e Line, entre outros do gênero, são uma ótima opção para economizar na conta de telefone, pois permitem a troca gratuita de mensagens. Mas lembre-se que eles dependem de conexão com a internet para funcionar.

O usuário também deve aproveitar as promoções e descontos disponibilizados pelas operadoras (Foto: Divulgação)

Use mais os serviços VoIP

Outra alternativa é usar os serviços VoIP, como os oferecidos pelo Skype, que permitem fazer chamadas de voz (e vídeo) gratuitas entre os usuários e ainda disponibiliza tarifas mais baixas para ligar para números fixos e móveis.

Cuidados com o uso da internet discada

Se você usa a internet discada, procure navegar nos horários de tarifas reduzidas (citados na segunda dica). Caso precise usá-la em outros horários, fique atento ao tempo conectado, pois quanto mais demorar, maior será o valor da conta.

Top