10 dicas para não ter um Natal estressante

A época do Natal é bem agitada. No comércio as lojas ficam lotadas para as compras de presentes, o trânsito se torna um caos,…

A época do Natal é bem agitada. No comércio as lojas ficam lotadas para as compras de presentes, o trânsito se torna um caos, as encomendas dificilmente são entregues nos prazos estipulados e a correria para a Ceia de Natal podem ser bem estressantes para quem esperou por esse momento o ano todo.

Estresse de fim de ano (Foto: Divulgação)

1- Se prepare

As dicas para que o Natal seja tranquilo começam em você. Já que a loucura do final de ano vai estar por todo lado, no seu interior precisa haver calma e tolerância para passar por esse momento e não transformar o seu Natal em um estresse.

2- Faça o que for importante primeiro

Faça o que for extremamente importante primeiro, deixando para depois o que pode esperar ou mesmo não ser feito. Priorizando o que é fundamental, você não se desgasta caso imprevistos impeçam você de terminar tudo.

3- Seja precavido

Tenha sempre um plano B, nem tudo depende de você e muitas vezes a falha do outro pode ter graves consequências para seu Natal. Por isso, tenha sempre um segundo plano em vista, caso o planejado não dê certo.

Estresse no Natal (Foto: Divulgação)

Estresse no Natal (Foto: Divulgação)

4- Faça antes

Tente fazer tudo antes dos outros, se for encomendar, que seja logo. Se precisar ir às compras, vá logo cedo e chegue quando as lojas estiverem abrindo. Assim você diminui o estresse e consegue filas menores.

5- Não faça

Se pedirem algo a você que seja muito difícil ou desgastante, negue. É chato falar não, mas muito pior é conviver com o estresse de ter que fazer algo rápido  e sob pressão. Prefira não fazer à se estressar.

6- Finanças em dia

Estresse e frustração no fim de ano (Foto: Divulgação)

Em tempos de Natal, o dinheiro acaba saindo da carteira sem controle. Não permita que isso aconteça, tenha sempre organizada a planilha de gastos na época do Natal e se programe para comprar. A emoção, euforia e até pressa típica desse período natalino, podem trazer furos para as suas finanças e aumentar o estresse na hora de calcular quanto foi gasto.

7- Não faça a Ceia de Natal

Preparar a ceia de Natal em casa pode ser um causador de estresse tremendo, isso porque no dia a correria aumentam as chances de algo dar errado e, somado a isso, você perde tempo na cozinha e chega ao final do dia cansada. Há empresas que vendem produtos para a ceia completa no Natal, prefira investir em tempo livre para chegar na festa sem estresse.

8- Deixe passar a raiva

Em situações de estresse como o trânsito engarrafado ou um serviço que informa que atrasará na entrega, deixe passar a raiva e não se leve pela emoção negativa do momento. Ter “sangue frio” nessas horas pode tornar você mais sábia nas escolhas e respostas.

9- Ignore os pequenos problemas

Na época de final de ano é necessário exercitar a tolerância e ignorar problemas pequenos que não farão tanta diferença. Concentre-se para que as coisas deem certo, o que já está fora do seu controle não deve tirar sua paciência.

10-Preocupe-se com a sua diversão

A única preocupação que você deve ter é em relaxar e se divertir, afinal, a festa do Natal é para ser celebrada com amor e muita alegria, concentre-se nisso e tenha uma festa especial.

Estresse e Natal não combinam. Aproveite a ocasião com amigos e familiares em clima de festa, paz e alegria.






Top