10 dicas para não engordar nas festas de fim de ano

Todo o sacrifício que você fez para emagrecer durante o ano todo pode ir água abaixo se você não souber se controlar nas ceias…

Por Editorial MDT em 22/12/2011

É difícil resistir a tantas delícias nas festas de final de ano, mas você é determinada e conseguirá. (Foto: Divulgação)

Todo o sacrifício que você fez para emagrecer durante o ano todo pode ir água abaixo se você não souber se controlar nas ceias de Natal e de Ano Novo. As guloseimas são tantas e tão gostosas que é difícil resistir às tentações. No entanto, você é forte e vai conseguir seguir a sua dieta à risca, principalmente se seguir essas 10 dicas para não engordar nas festas de final de ano.

  1. Na hora de preparar os pratos das ceias, prefira os ingredientes saudáveis e que tenham menos calorias. Por exemplo, você pode substituir a farinha refinada pela integral, assim como o açúcar refinado pelo mascavo. Como essa época é muito quente, faça pratos com várias folhas e legumes ao invés de frituras e carnes gordurosas.
  2. Antes de ir para as festas, coma algo leve, como um sanduíche natural. Assim, o seu estômago estará cheio e você não conseguirá comer tantas guloseimas nas ceias.
  3. Os petiscos são uma tentação, porém, eles preenchem o seu estômago de modo que você não conseguirá ingerir tanta comida na refeição principal. Além do mais, eles têm muitas calorias, especialmente os patês cremosos. Portanto, comporte-se e coma apenas alguns palitos de cenoura ou de pepino para espantar a fome.

    Cuidado para não exagerar nos petiscos. (Foto: Divulgação)

  4. Na hora da ceia, com certeza haverá muitos pratos diferentes. Então, escolha com cuidado para não fazer uma montanha no seu prato, pois não é necessário pegar um pouco de cada guloseima. Coloque apenas alimentos naturais, leves e coloridos, deixando as frituras e as carnes gordurosas de lado.
  5. Um dos segredos para comer menos nessas festas é se distrair conversando com os convidados. Assim, o seu cérebro se entretém com uma boa conversa ao invés de enviar comandos para que você coma sem parar.
  6. Como você vai estar ocupada conversando, estará comendo devagar. Quem come devagar come menos porque o cérebro entende que está saciado de acordo com o número de mastigadas que você dá antes de engolir a comida.
  7. Depois da refeição principal, é a vez delas: as malvadas, porém deliciosas sobremesas. Você não precisa ficar sem experimentá-las, mas é só experimentar, ou seja, comer um pequeno pedaço apenas para sentir o seu gosto adocicado.

    Fique o mais longe possível dessas tentações deliciosas. (Foto: Divulgação)

  8. As bebidas alcoólicas são riquíssimas em calorias. Sendo assim, não exagere na hora do brinde. Festeje com os parentes e com os amigos de forma saudável, pois é possível ficar alegre sem essas bebidas.
  9. No final das festas, geralmente sobra muita comida e o costume é que cada convidado leve um pouco para casa. Então, para não ficar com essas tentações na sua geladeira, recuse-se a levar a marmita, alegando que não irá comê-la por falta de tempo.
  10. Por fim, mesmo com toda a correria atrás de presentes e alimentos, não deixe os exercícios físicos de lado. Mesmo que esteja cansada, vá à academia ou para o calçadão e faça a sua corrida pelo menos 3 vezes por semana, afinal, nesses dias você está bem mais propensa a ingerir mais calorias.

Não será fácil seguir essas dicas para não engordar nas festas de final de ano, mas com muita força de vontade e dedicação, será possível seguir o seu regime à risca, mesmo com tanta tentação à sua volta.

Top