10 dicas para manter a casa longe dos ácaros

Os ácaros não podem ser vistos, a olho nu; porém, eles estão em toda parte. Da família dos carrapatos e classificado, portanto, como um…

Os ácaros não podem ser vistos, a olho nu; porém, eles estão em toda parte. Da família dos carrapatos e classificado, portanto, como um tipo de aracnídeo, o ácaro pode desencadear reações alérgicas graves, em pessoas que já sofrem com esse problema. Durante o inverno, quando os ambientes ficam mais fechados e usam-se muitos cobertores, mantas e afins, a proliferação destes animaizinhos é ainda maior. Veja 10 dicas para manter a casa longe de ácaros.

Os ácaros podem causar importantes problemas respiratórios (Foto: Divulgação)

Por que os ácaros estão em todo lugar

Os ácaros são micro-organismos, que se reproduzem constantemente. Eles se acumulam, principalmente, em locais mais baixos dos ambientes, bem como em cantos e lugares mais escondidos. Mas, não é só isso. Cortinas de tecido pesado, almofadas, tapetes felpudos, carpetes, travesseiros, colchões, cobertores e até mesmo as roupas são lugares propícios para os ácaros. Em resumo, todo e qualquer local onde se possa acumular poeira, lá estarão eles.

Os excrementos dos ácaros também são importantes. Como eles se multiplicam em grande quantidade, suas fezes também se acumulam nos mesmos locais onde eles se alojam, como nos travesseiros, por exemplo. A descamação da pele humana, que é muito grande e constante, apesar de imperceptível, serve como alimento para os ácaros, além de outros.

Para que saúde de toda a família seja preservada e para evitar estes parentes dos carrapatos, veja algumas dicas para eliminar ácaros; ou, ao menos, diminuir a sua quantidade.

No inverno, a proliferação de ácaros é ainda maior (Foto: Divulgação)

Dicas para eliminar ácaros da casa

– os quartos e outros ambientes de casa devem ser arejados, diariamente. Abra janelas e cortinas, deixando que o ar entre na casa.

Continuar Lendo  Massagem contra flacidez para coxas e culotes

– mantenha a limpeza dos ambientes, bem como dos objetos onde a poeira se acumula.

– sempre que puder, leve cobertores, colchões e travesseiros ao sol. Isso ajuda a diminuir os ácaros;

– a cada dois anos, no mínimo, troque os travesseiros;

– semanalmente, lave as roupas de cama e, a cada 15 dias, vire os colchões. Se possível, coloque-os no sol, toda vez que mudá-los de posição.

Roupas de cama acumulam muitos ácaros (Foto: Divulgação)

– ao limpar a casa, prefira usar aspiradores de pó, em vez de vassouras, que só espalham ainda mais a poeira e, em consequência, os ácaros.

– evite travesseiros feitos com plumas. O adequado é usar peças feitas em látex ou espuma, que evitam ácaros e fungos.

– colchões, travesseiros e edredons ficam mais limpos, quando se usam capas especiais protetoras. Os tecidos têm uma trama muito pequena, que ajudam a barrar os ácaros.

– a umidade do ar facilita a proliferação de ácaros. Portanto, vale a pena investir em aparelhos desumidificadores, bem como em esterilizadores de ambientes e sprays acaricidas.

– faça uma mistura com 4 litros de água + 200 ml de vinagre de vinho branco e use-a para limpar carpetes, persianas, cortinas, sofás e tapetes, uma vez por semana. Esta receita caseira para eliminar ácaros reduz os bichinhos em até 80%.

Top