10 dicas para hidratações caseiras

Veja 10 dicas para hidratações caseiras! Além de recuperar a saúde dos fios gastando pouco, esse tipo de hidratação oferece inúmeros benefícios, não só…

Veja 10 dicas para hidratações caseiras! Além de recuperar a saúde dos fios gastando pouco, esse tipo de hidratação oferece inúmeros benefícios, não só para os fios, mas também para a saúde do couro cabeludo.

10 dicas para hidratações caseiras. (Foto Ilustrativa)

10 dicas para hidratações caseiras. (Foto Ilustrativa)

O cabelo possui óleos naturais que auxiliam a manter a saúde capilar, fios danificados perdem a capacidade tanto de produzir quanto de reter esse óleo, por este motivo, é necessário repor os nutrientes essenciais para o cabelo através de hidratações.

As receitas caseiras são universais, apresentam benefícios para todo tipo de cabelo, no entanto, a aplicação deve ser feita da maneira correta para que o resultado seja positivo e perceptível em poucas semanas.

Veja também: Creme caseiro para hidratar o cabelo

10 dicas para hidratações caseiras

Confira 10 dicas para hidratações caseiras:

Cabelos sempre limpos

É essencial que os cabelos estejam livres de qualquer sujeira antes de iniciar a hidratação. A presença de resíduos ou oleosidade excessiva impede que os nutrientes penetrem nos fios e também diminui consideravelmente o efeito dos ingredientes.

Cuidado com o óleo em excesso

Cuidado para não deixar o cabelo oleoso. (Foto Ilustrativa)

Cuidado para não deixar o cabelo oleoso. (Foto Ilustrativa)

A maior parte das receitas de hidratação caseira contém óleo em grande quantidade. Porém, é necessário ficar atento ao seu tipo de cabelo para que o tratamento seja eficaz e não resulte em um cabelo pesado e opaco por conta da alta concentração de gordura. Quem tem cabelos naturalmente oleosos deve evitar esse tipo de receita ou aplicar somente nas pontas, deixando a raiz e o comprimento livre da mistura.

Leia Também:  Pacotes de viagem para Manaus - Submarino 2012

Desembarace os fios

Antes de realizar a hidratação, é preciso que os fios estejam completamente soltos um do outro para facilitar a ação da receita em todo o comprimento do cabelo.

Massageie corretamente

A massagem deve ser feita sempre de cima para baixo, ou seja, do comprimento até as pontas. O objetivo é fazer com que esse movimento ajude na selagem dos fios e feche as cutículas, diminuindo o frizz e as pontas ressecadas.

Massageie as madeixas e deixe o o produto agir. (Foto Ilustrativa)

Massageie as madeixas e deixe o o produto agir. (Foto Ilustrativa)

Evite a química

As hidratações caseiras são ótimas para reconstruir os fios e mantê-los saudáveis, mas é necessário evitar o uso de produtos químicos no cabelo constantemente, como a tintura, descolorante e alisamentos.

Escolha o shampoo certo

O shampoo tem a função de limpar o couro cabeludo e remover resíduos dos fios, porém, se usado com muita frequência deixa o cabelo muito seco e dificulta o efeito das hidratações caseiras.

O uso do shampoo anti-resíduos só é indicado para cabelos muito oleosos, ainda assim, o uso deve ser moderado (apenas uma vez por semana). Shampoo sem sal é a melhor opção em todos os casos.

Escolha o shampoo certo para o seu cabelo. (Foto Ilustrativa)

Escolha o shampoo certo para o seu cabelo. (Foto Ilustrativa)

Leia também: Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Cuidado com o uso indevido de chapinha e secador

Após a hidratação evite expor os fios ao calor da chapinha e secador. Procure utilizá-los somente quando for necessário e não dispense o uso dos protetores térmicos, eles preservam o efeito da hidratação.

Confira os benefícios da máscara

O efeito do creme no cabelo é descritos no rótulo da embalagem de cada máscara, portanto, escolha o produto que mais atende as necessidades dos seus fios. O mesmo vale para receitas naturais, verifique quais são os nutrientes de cada ingrediente utilizado.

Leia Também:  Receita Caseira - Como Hidratar Cabelos Cacheados

Temperatura da água

A temperatura da água tem papel importante nas hidratações caseiras. A água morna contribui com a higienização dos fios e é indicada sempre antes e depois da lavagem com shampoo. Já a fria, diminui a oleosidade, fecha as cutículas e dá brilho aos fios, é recomendada no momento de enxágue do condicionador ou creme de hidratação.

Enxague corretamente

Resquícios de creme de hidratação ou até mesmo de condicionador no cabelo fazem com que os fios percam o brilho e fiquem oleosos com facilidade. Com a ajuda de um pente, remova completamente o produto do cabelo após o tempo de ação, também evite torcer os fios.

Leia mais: 5 receitas para cabelo liso e cacheado com óleo de coco

Aproveite as 10 dicas para hidratações caseiras e conquiste um cabelo forte, com brilho e livre de pontas duplas ou ressecadas.  Continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias sobre beleza.

Top