10 dicas para fazer vídeos para o YouTube

Andre 29/04/2016 Tecnologia

Criado em 2005, o YouTube é hoje um dos sites mais acessados em todo o mundo, contando com um enorme acervo de vídeos, que abrangem desde simples gravações pessoais, relatando acontecimentos do dia a dia, a filmes e videoclipes.

O YouTube é um dos sites mais visitados do mundo (Foto: Divulgação)

O serviço, que atualmente pertence ao Google, foi um dos responsáveis pela popularização dos compartilhamentos de vídeos online, já que permite a qualquer pessoa postar suas filmagens na rede, gratuitamente e sem maiores dificuldades, ficando disponíveis para qualquer internauta visualizá-los.

Dá até para ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, dependendo da quantidade de visualizações que as suas gravações alcançarem, aproveitando o serviço de monetização oferecido pela própria plataforma.

Para que as suas filmagens tenham uma boa qualidade e alcancem bons índices de audiência no serviço, confira a seguir algumas dicas para fazer vídeos para o YouTube que preparamos.

Dicas para fazer vídeos para o YouTube

Use os programas de edição para deixar o seu vídeo ainda mais caprichado (Foto: Divulgação)

1- Utilize câmeras de boa qualidade para fazer as gravações e fique atento ao áudio, que deve estar limpo e claro.

2- Crie vídeos curtos, com duração máxima variando de dois a três minutos.

3- Fique atendo à qualidade e ao conteúdo, pois isso pode ser determinante para que um visitante recomende o seu vídeo a outras pessoas.

4- Há vários programas de edição de vídeo gratuitos que podem deixar os seus trabalhos com uma cara mais profissional, como o próprio editor de vídeos do YouTube e o Windows Movie Maker.

5- Dê um título bastante criativo ao vídeo, usando palavras-chave para destacar o assunto abordado na gravação.

Outras dicas

Títulos criativos podem atrair mais atenção para os seus vídeos no YouTube (Foto: Divulgação)

6- Dependendo do tipo de filmagem, você também pode usar os editores de vídeo para adicionar legendas e trilha sonora (mas tome cuidado para não usar músicas protegidas por direitos autorais, pois isso resultar na exclusão do seu projeto).

7- Cuidado com a iluminação, para que o seu vídeo não fique com a luz “estourada” ou muito escuro. O ideal é que a iluminação esteja de frente para quem estiver sendo filmado.

8- Não exagere nos efeitos especiais. Isso pode acabar deixando o vídeo chato e irritar os visitantes.

9- Crie descrições atrativas para o seu vídeo, definindo bem qual é a mensagem que você deseja passar com ele.

10- Divulgue os seus vídeos através das redes sociais, usando o Twitter, Facebook, Google+ e outras ferramentas. Peça também aos amigos para ajudar na divulgação.

Outros artigos

Cursos na Área Fiscal Gratuitos

08/12/2010

Cursos na Área Fiscal Gratuitos

A alta carga tributária no Brasil aliada à crescente complexidade da legislação tributário-fiscal aumenta a importância do setor da área fiscal. Os interessados ...

Sky Livre Recarga Fit, Light, Mix

06/12/2010

Sky Livre Recarga Fit, Light, Mix

A Sky Livre é uma das novas modalidades de uma das TVs mais famosas do país. Agora a Sky também disponibiliza a parabólica, aparelho que transmite inúmeros canai...

Planeta Ofertas é Confiável, é Seguro?

10/04/2010

Planeta Ofertas é Confiável, é Seguro?

Muitas pessoas ao comprarem produtos pela internet costumam perguntar para seus conhecidos se as lojas que pretendem adquirir os produtos são confiáveis e seguras,...