10 Dicas para Escolher as Cores do Casamento

Aprenda como escolher as cores do casamento e torne tanto a cerimônia quanto a festa mais simbólica. A paleta escolhida deve considerar não apenas…

Aprenda como escolher as cores do casamento e torne tanto a cerimônia quanto a festa mais simbólica. A paleta escolhida deve considerar não apenas a preferência dos noivos, mas também a estação do ano, o horário e o local do evento.

As cores agregam significado especial ao casamento. (Foto Ilustrativa)

As cores agregam significado especial ao casamento. (Foto Ilustrativa)

As cores estimulam sentimentos e sensações. Por conta disso, elas devem ser bem escolhidas. No caso do casamento, é possível realizar várias combinações, capazes de realçar o clima romântico ou transmitir outro tipo de imagem, como estilo rústico, contemporâneo ou sofisticado.

Dicas para escolher as cores do casamento

As cores falam de forma subjetiva, portanto, elas influenciam na maneira como os convidados se comportam no evento. Além de demonstrar estilo e sentimentos, cada paleta também é capaz de revelar um estado de espírito.

Você está de casamento marcado, mas ainda tem dúvidas com relação às cores? Então veja a seguir 10 dicas que prometem ser de grande ajuda na hora de tomar uma decisão.

1 – Os noivos devem fazer a escolha juntos

Os noivos devem escolher as cores do casamento juntos, ou seja, a vontade de um não pode sobressair a do outro e vice-versa. É preciso considerar as preferências dos dois e chegar a um consenso sobre a paleta mais apropriada.

Leia Também:  Ideias para decorar com rosas seu casamento

2 – Busque referências

As cores que aparecem na decoração do casamento vão muito além das preferências do casal. É possível buscar outras referências, como uma data comemorativa próxima, a estação do ano, ou mesmo as tendências da Pantone.

3 – Estude os significados das cores

Procure conhecer com profundidade o significado de cada cor. (Foto Ilustrativa)

Procure conhecer com profundidade o significado de cada cor. (Foto Ilustrativa)

Para definir a paleta perfeita, é muito importante entender os significados das cores no casamento. O cor-de-rosa, por exemplo, simboliza o amor, a delicadeza e o romantismo. O amarelo transmite alegria e leveza. O verde representa a esperança, calma e natureza. O vermelho demonstra paixão e força de vontade. O azul significa tranquilidade, o roxo traz à tona o lado místico e o branco é a representação perfeita da paz.

4 – Busque combinações perfeitas

A paleta do casamento deve ser definida pensando na combinação perfeita entre as cores. Para não ter erro, você pode combinar um tom mais forte com um tom neutro, como é o caso do azul com branco ou do cinza claro com amarelo.

5 – Use o círculo cromático

Está difícil fazer combinações? Então aplique a técnica do círculo cromático. Olhe a roda de cores e veja quais são as cores complementares ou opostas do tom principal.

Observe o círculo cromático antes de definir a paleta. (Foto Ilustrativa)

Observe o círculo cromático antes de definir a paleta. (Foto Ilustrativa)

6 – Inspire-se em um tema

O casamento temático é uma tendência que veio para ficar e que inspira milhares de casais. Os noivos podem escolher um país, um filme ou mesmo um estilo de vida para servir de inspiração. A paleta de cores deve seguir a proposta do tema escolhido.

7 – O padrão monocromático também vale

É possível decorar o casamento a partir de uma única cor e os tons adjacentes. O padrão monocromático vale a pena para quem busca simplicidade, mas todo cuidado é pouco para não deixar a decoração cansativa.

Leia Também:  Onde comprar decoração de casamento

8 – Leve em consideração as luzes

Tome muito cuidado com a iluminação do casamento, sobretudo no período da noite. As luzes coloridas costumam distorcer as cores escolhidas pelos noivos.

9 – Utilize ferramentas online

Use ferramentas online para descobrir a paleta de cores ideal. (Foto: Reprodução/Springsweddings)

Use ferramentas online para descobrir a paleta de cores ideal. (Foto: Reprodução/Springsweddings)

Há uma série de ferramentas online que ajudam a criar paletas, como é o caso do Adobe Kuler, COLOURlovers e ColorExplorer.

10 – Conte com a ajuda de um designer

Se os noivos não chegarem a um acordo sobre a paleta do casamento, então é recomendado contratar um designer. Esse profissional vi apresentar diferentes combinações de cores e explicar o significado de cada uma delas.

E aí? Gostou das dicas para escolher cores de casamento? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário.

 

Top