10 dicas para amenizar insônia

Não é novidade que as noites de insônia provocam estresse e pioram a qualidade de vida em vários aspectos. O mau humor, a depressão…

Não é novidade que as noites de insônia provocam estresse e pioram a qualidade de vida em vários aspectos. O mau humor, a depressão e a baixa concentração são alguns dos distúrbios causados por aqueles que sofrem de insônia. Saiba mais sobre o assunto e confira 10 dicas para amenizar a insônia.

Vire o relógio para a parede para acabar com a insônia. (Foto: divulgação)

Insônia

Para dormir bem é preciso deitar e fechar os olhos. Esse pensamento é efetivo somente na teoria, porém, na prática, ter uma noite tranquila e acordar com disposição no dia seguinte é cada vez mais raro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 2 em cada 5 brasileiros sofrem de insônia. Além do cansaço, as noites mal dormidas podem causar problemas de saúde como a queda da imunidade.

Por isso, quem dorme bem ao longo da noite pode se considerar privilegiado. Já os sonâmbulos precisam mudar alguns hábitos noturnos para ter um sono tranquilo. Para garantir uma boa noite de sono é preciso ter uma rotina na qual vamos desacelerando o ritmo, tornando as atividades mais monótonas até a hora de dormir.

De acordo com o estudo da OMS, os hábitos que garantem pegar no sono sem precisar contar carneirinhos são difíceis de serem praticados. A melhor forma de diminuir o problema da insônia é incorporar atitudes calmantes, como reduzir a ansiedade, manter o quarto escuro e desligar a televisão. Algumas dicas são essenciais para conseguir ter uma noite tranquila. Confira.

Ter uma boa noite de sono é essencial. (Foto: divulgação)

10 dicas para amenizar insônia

1. Apague a luz: A qualidade do sono depende diretamente da claridade do ambiente. Quando o cérebro registra a presença de luz, mesmo que seja fraca, ele compreende o estado de alerta. Por isso, ao apagar as luzes, o organismo entende que é hora de descansar.

Continuar Lendo  Como Evitar a Tendinite

2. Ligue o ventilador: quando o quarto fica muito quente, o corpo possui dificuldades para se manter saudável. O resultado é um sono inquieto, superficial e cansativo. Evite o superaquecimento mantendo o quarto mais ventilado.

3. Pare de ver o relógio: conferir o despertador só serve para aumentar a ansiedade, dificultando ainda mais o sono. Vire a face do relógio para a parede e deixe de controlar a quantidade de horas até o dia amanhecer.

4. Evite aparelhos eletrônicos: celulares e computadores são aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, e deixam o corpo em estado de alerta. Por isso, evite ficar exposto a esses aparelhos antes de deitar. Não bastasse isso, as ondas também reduzem o tempo de sono profundo.

5. Aprenda a relaxar: a melhor forma de dormir rapidamente é relaxando o corpo e a mente. Procure contrair e relaxar os músculos. Faça também massagens no couro cabeludo.

6. Perfume a noite: acenda um incenso de lavanda no quarto horas antes de dormir. Feche a porta e deixe uma fresta aberta enquanto o incenso queima. O cheiro agradável pode ajudar a melhorar o sono.

7. Tome um banho quente: duas horas antes de ir para a cama, tome um banho morno para relaxar os músculos e facilitar o sono. Deixe que a água passe pela cabeça e imagine que todos os problemas vão para o ralo.

8. Mantenha a rotina: o organismo precisa de uma rotina para funcionar bem, motivo pelo qual vale a pena ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários. Com o tempo, seu relógio biológico ficará tão regulado que você nem precisará de despertador para acordar.

9. Ler: a leitura pode ser de grande ajuda para atrair o sono. Procure literaturas que lhe agradem podendo ser revistas e outros materiais.

10. Ambiente arejado: mantenha o local bem arejado e confortável para que o sono chegue mais rápido.

Ficar no computador pode piorar a insônia. (Foto: divulgação)

A insônia pode ser provocada por vários fatores que levam ao estresse excessivo. É preciso adotar novos hábitos de vida para acabar com a insônia, já que ela pode ser prejudicial para a saúde. Siga nossas dicas e tenha uma ótima noite de sono.

Continuar Lendo  Receitas de chá para perder barriga

Top