10 dicas para a crise não afeta as finanças domésticas

10 dicas para a crise não afeta as finanças domésticas

Confira 10 dicas para a crise não afetar as finanças domésticas e veja como fazer o seu dinheiro render, mesmo com tantos problemas nesse…

Por Isabella Moretti em 11/08/2015

Confira 10 dicas para a crise não afetar as finanças domésticas e veja como fazer o seu dinheiro render, mesmo com tantos problemas nesse cenário. Medidas simples podem fazer toda diferença na hora de economizar, basta ter um bom planejamento.

10 dicas para a crise não afeta as finanças domésticas. (Foto Ilustrativa)

O Brasil está vivendo uma das etapas mais difíceis da sua história. O país está passando por uma intensa crise econômica e por isso tudo está mais caro. A conta de luz subiu, bem como o preço de alguns alimentos. Para piorar a situação, diversas empresas estão realizando demissões e a liberação de crédito para conseguir fazer um grande investimento, como a compra de uma casa ou carro, está cada vez mais difícil.

Leia mais: Como Economizar nas Despesas Domésticas

10 dicas para a crise não afeta as finanças domésticas

Mesmo com inflação alta, desemprego e restrição ao crédito, você pode “blindar” o seu orçamento. Confira a seguir 10 dicas para a crise não afetar as finanças domésticas:

1. Faça uma planilha de gastos

Montar uma planilha de gastos é a primeira dica essencial para quem deseja ter total controle da vida financeira. Você pode usar o próprio Excel para tomar nota das despesas fixas e previsões de ganhos. Desta forma, é possível administrar melhor a receita mensal e evitar a falta de dinheiro no fim do mês.

Organize os seus gastos em uma planilha. (Foto Ilustrativa)

2. Não faça mais prestações

Em tempos de crise financeira, qualquer compra parcelada pode ser bem perigoso, por isso é recomendado não assumir prestações novas. Caso você esteja precisando realizar uma compra, pague à vista e não acumule mais dívidas no cartão de crédito.

3. Tenha sempre uma estratégia

Parece uma dica um tanto vaga, mas ela faz todo o sentido quando bem aplicada à rotina. Na hora de fazer compras, é fundamental ter uma boa estratégia em mente para conseguir poupar dinheiro. No supermercado, por exemplo, aproveite as frutas da estação (que são mais baratas), substitua as marcas famosas por similares e assim por diante.

Na hora de fazer compras, opte pelo mais barato. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Planilha de orçamento doméstico: dicas, como fazer

4. Gaste o dinheiro apenas com o necessário

Faça uma lista com as suas despesas fixas e veja o que é realmente necessário. Em tempos de crise, o dinheiro deve ser aplicado apenas no que interessa, como na escola das crianças, alimentação, plano de saúde e aluguel. Pode não ser o melhor momento para sair com os amigos ou pagar uma viagem.

5. Busque pelo “mais barato”

Na hora de fazer compras vale a pena optar pelo mais barato e fugir dos itens importados.

6. Espere 30 dias

Tome cuidado para não fazer compras por impulso. (Foto Ilustrativa)

Caso você queira comprar um móvel, um eletrodoméstico ou mesmo um sapato novo, espere 30 dias após sentir o desejo ou necessidade. Se a vontade persistir após esse período, planeje os gastos e compre. Essa tática é muito interessante porque evita compra por impulso.

7. Aproveite as liquidações

Ao invés de comprar por impulso, guarde o dinheiro e aproveite os preços baixos das liquidações.

8. Reveja planos de assinatura

Se for possível, opte por planos de TV por assinatura e internet banda larga mais baratos.

9. Substitua a doméstica pela diarista

Ao invés de pagar um salário com benefícios para uma empregada doméstica, experimente contratar uma diarista para limpar a casa uma vez por semana.

10. Mantenha a sua saúde financeira

Manter a saúde financeira nada mais é do que adotar hábitos saudáveis para o seu bolso. Portanto, é preciso pensar bem antes de tomar a decisão de uma compra e combater todas as atitudes imediatistas.

Saiba mais: Saiba reorganizar o orçamento familiar

Procure seguir as 10 dicas para a crise não afetar as finanças domésticas e com certeza o seu dinheiro vai render. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras recomendações para economizar.

 

Top