10 dicas fundamentais para cuidar de cabelos afro

O cabelo afro é considerado uns dos mais rebeldes e indisciplinares. Na verdade, é um cabelo com muita personalidade e que pode ser transformado…

O cabelo afro é considerado uns dos mais rebeldes e indisciplinares. Na verdade, é um cabelo com muita personalidade e que pode ser transformado nos mais diferentes penteados e looks. A maioria das mulheres brasileiras que possuem esse tipo de cabelo acaba recorrendo ao alisamento com química, o que não é indicado pelos cabeleireiros e demais profissionais do ramo. Eles pedem para que elas assumam o cabelo, mas para isso é preciso aprender a como cuidar do cabelo afro. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar.

10 Dicas para Cabelo Afro

1. Fuja dos alisamentos! – A química de alisamento é extremamente forte e normalmente o cabelo afro precisa de um relaxamento antes de receber esse produto. A combinação de duas químicas fortes pode acabar quebrando os fios.

Cachos soltos e naturais com a ajuda do relaxamento

2. Use apenas o relaxamento – Se desejar usar um estilo mais cacheado, então opte pelo relaxamento mais leve, apenas para soltar os fios. Assim você consegue um cabelo solto, leve e natural.

3. Hidrate constantemente – A hidratação é indispensável para qualquer tipo de cabelo, faça uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Ela pode ser caseira, mas uma vez ao mês tente fazer uma profissional com um cabeleireiro.

4. Use produtos de qualidade – Fique atenta na hora de escolher secadores e chapinhas. Eles devem ser bons e com alta tecnologia. Quanto mais tecnologia, mais proteção para os seus cabelos.

5. Nada de encharcar os fios – Não molhe o cabelo todos os dias e passe quilos de cremes. Muitas mulheres com cabelo afro ou crespo, enrolado, acabam exagerando na dosagem do creme sem enxague e colocam muita água nos fios. Além disso, acabam ainda prendendo o cabelo com essa mistura. Isso apodrece o cabelo com o passar do tempo.

Afro com tranças

6. Aposte nas tranças – Entre as diferentes opções de penteados, a trança é um detalhe que fica muito bem com o cabelo afro. Ela pode ser usada das mais variadas formas, criando looks para todos os momentos.

Continuar Lendo  Primeira viagem de avião com o bebê: cuidados

7. Assuma as madeixas – Assumir o cabelo afro é um passo muito importante e vitorioso. Encontre um profissional especializado em tratamentos com esse tipo de cabelo. Ele pode te ensinar a como cuidar dos fios assumidos no dia-a-dia.

8. Use produtos específicos – Na hora de escolher os cosméticos, lembre-se de escolher produtos próprios para cabelos afros, como shampoo, condicionador, creme sem enxágue e creme de hidratação.

9. Estimule a oleosidade – Os cabelos crespo e afro costumam ser secos demais. Na hora do banho, massageie bem o couro cabelo para estimular a produção do sebo natural.

10. A Alimentação também conta – Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo.

Essas foram algumas dicas fundamentais para cabelo afro. Se possível, encontre na sua cidade ou região, algum profissional que seja especializado em cabelos afros. Ele pode te indicar os melhores produtos, as melhores dicas para o dia-a-dia e ainda te ajudar com os penteados.

Top