10 causas de dor no sexo

Uma relação sexual consentida (ambas as partes querem) deve ser sinônimo de prazer. Porém, em alguns casos, não é isso que acontece. Devido a…

Por Editorial MDT em 05/06/2013

Uma relação sexual consentida (ambas as partes querem) deve ser sinônimo de prazer. Porém, em alguns casos, não é isso que acontece. Devido a diversas questões, seja psicológicas ou patológicas, algumas mulheres sentem dor durante o ato sexual, em especial, na penetração. Isso pode trazer diversos problemas a mulher, podendo colocar em risco, a relação a dois. Conheça algumas causas de dor no sexo.

Conheça 10 causas de dor no sexo. (Foto: divulgação)

Falta de estímulo preliminar

Os desconfortos relacionados ao ato sexual, recebem o nome de dispaurenia e devem ser avaliados de forma adequada pelo casal, em associação com um especialista. De acordo com especialistas, a fase inicial, conhecida como preliminar, é essencial para a mulher tenha uma relação prazerosa, prevenindo as dores durante o sexo. O clima de excitação e erotismo, através de carícias, são eficazes para o relaxamento da musculatura das paredes vaginais e períneo, colaborando com a lubrificação vaginal. Sem esses fatores, a mulher pode queixar-se de dor de entrada (dispaurenia superficial) ou de profundidade (dispaurenia profunda).

Menopausa X dor durante o sexo

Quando a mulher chega no período da menopausa, sua função ovariana declina. Consequentemente, a lubrificação vaginal se torna reduzida, podendo ser um fator para o desenvolvimento da dor durante o ato sexual. Também nessa fase, deve existir um aprimoramento do erotismo, das carícias, sendo que, em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos que melhorem a umidade vaginal.

Infecções urinárias podem desenvolver a dor durante o sexo. (Foto: divulgação)

A posição sexual pode manifestar a dor do sexo

Especialistas no assunto, afirmam que determinadas posições para a penetração do pênis é muito profunda, podendo causar desconforto durante o sexo. Em geral, a sensação é de que o órgão masculino está tocando uma região do abdômen, o que deixa a relação pouco prazerosa. Em outros casos, a dor pode ser influenciada pelos movimentos intensos, ocasionando o mesmo tipo de dor.

Outras causas de dor durante o sexo

Separamos abaixo alguns exemplos de doenças que podem colaborar com a manifestação da dor durante o sexo. São eles:

  • Infecções genitais que levam ao ardor, prurido, corrimento vaginal e inchaço da vulva e da vagina;
  • Doença inflamatória pélvica, ou seja, são infecções genitais que não foram adequadamente tratadas e atingiram trompas e ovários. Como manifestação clínica, apresentam dor pélvica, corrimento vaginal, mal-estar e febre;
  • Infecção urinária que tem como sinais e sintomas ardência ao urinar, aumento da frequência urinária e gotejamento da urina;
  • Tumores na região da vagina ou da pelve;
  • Endometriose que é uma doença de apresentação benigna, mas que causa muita dor tipo cólica, em especial, durante os períodos menstruais;
  • Cistos de ovário.

Para saber o que pode ser a causa de dor durante ou após o ato sexual é de extrema importância que a mulher busque a orientação de um especialista. Através de uma avaliação adequada, o médico levantará algumas hipóteses e solicitará a realização de exames complementares específicos, para posterior tratamento.

Saiba como tornar a relação prazerosa. (Foto: divulgação)

A dor durante o sexo é uma queixa muito comum entre as mulheres, podendo ter diversas etiologias. Após conhecer 10 causas de dor no sexo e diante desse problema, é importante buscar a orientação de um especialista, de forma a aproveitar o prazer sexual.

Top