10 alimentos que são fontes de cálcio sem leite

O cálcio é um nutriente indispensável para nosso organismo, pois ele é responsável pela formação de ossos e dentes, além de ser importante para…

O cálcio é um nutriente indispensável para nosso organismo, pois ele é responsável pela formação de ossos e dentes, além de ser importante para manutenção de várias funções do corpo, como contração muscular, coagulação do sangue e muito mais. Ao contrário do que muita gente pensa, o cálcio não é encontrado somente no leite, podendo ser obtido em vários outros alimentos. Pensando nisso, selecionamos 10 alimentos que são fontes de cálcio sem leite. Confira.

Aposte no consumo de alimentos ricos em cálcio. (Foto: divulgação)

Importância do cálcio no organismo

Os ossos e dentes guardam 99% do cálcio presente no corpo. O restante fica distribuído na circulação sanguínea. Sendo assim, é essencial que os níveis de cálcio sejam mantidos em equilíbrio para que ele desempenhe suas funções. Caso ocorra falta desse mineral na alimentação, o organismo terá de buscar nas reservas. Sendo assim, o corpo poderá tirar o cálcio dos ossos e dentes para manter os níveis sanguíneos ideais.

As dietas pobres em cálcio estão relacionadas à problemas como osteoporose. Assim que envelhecemos, é natural que os ossos fiquem fracos. Sendo assim, todos nós corremos o risco de sofrer osteoporose.

A soja é um alimento rico em cálcio. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos com vitamina D e Cálcio 

10 alimentos que são fontes de cálcio sem leite

1. Sardinhas: 550 mg de cálcio a cada 100 g;

2. Semente de gergelim: 825 mg de cálcio em 100 g;

3. Salsa: 179 mg de cálcio em 100 g;

4. Laranja: 35 mg de cálcio a cada 100 g;

5. Leite de soja: 240 mg de cálcio em 200 ml (copo);

Continuar Lendo  Relógio Dourado Feminino Barato

6. Rúcula: 117 mg de cálcio para 100 g;

7. Semente de linhaça: 211 mg de cálcio em 100 g;

8. Couve: 131 mg de cálcio a cada 100 g;

9. Amêndoas: 237 mg de cálcio em 100 g;

10. Manjericão: 211 mg de cálcio em 100 g.

Outros alimentos ricos em cálcio

Os alimentos considerados fontes de cálcio, possuem também outros nutrientes como vitamina D que atua na absorção de cálcio. Alguns alimentos como batata doce, aspargo, farelo de trigo, nozes contém grandes quantidades desse mineral, mais não são considerados boas fontes, pois tem fitatos e oxalatos que impedem ou dificultam a absorção do mesmo.

Os figos frescos e secos, tofu com sal de cálcio, folha de beterraba, grão de bico, grão de soja, espinafre, feijão branco, carne de caranguejo são excelente alimentos com boas fontes de cálcio.

Vários alimentos são fonte de cálcio. (Foto: divulgação)

Veja também cálcio em excesso, perigos 

O cálcio desempenha várias funções no nosso organismo. Existem vários alimentos que são ricos em cálcio além do leite e podem ser aderidos na dieta. Aposte no consumo de verduras e legumes, peixes, grãos pois são boas fontes de cálcio e tenha uma boa saúde.

 

Top