10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer

10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer

Você conhece os 10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer? O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo…

Por Redacao em 06/04/2015

Você conhece os 10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer? O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas.

Confira: Atitudes que melhoram a saúde em até um minuto

10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer - De acordo com uma pesquisa, existe uma dieta baseada em certos alimentos que pode evitar o Alzheimer (Foto: Divulgação)

 10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer

Você sabia que existem 10 alimentos que reduzem o risco de ter Alzheimer? Em uma pesquisa, alimentos saudáveis para o cérebro reduziram o risco de Alzheimer em 53% nas pessoas e também houve uma redução de cerca de 35% no risco de desenvolver a doença.

Na dieta desenvolvida pelos pesquisadores, eles recomendam quinze componentes principais, incluindo os dez “alimentos do cérebro saudável”, como vegetais de folhas verdes, legumes, castanhas e nozes, frutas vermelhas, grãos, cereais integrais, peixes, aves, azeite e vinho.

Leia também: Glúten não é vilão de dieta

Essa dieta é baseada na Mediterrânea, que prioriza a alimentação com itens como peixes, óleos saudáveis, vinho, cereais integrais, frutas e castanhas. (Foto: Divulgação)

Para os alimentos saudáveis indicados, existem recomendações como ingerir grãos (feijão, lentilha, etc) a cada dois dias, petiscar nozes como lanches entre as refeições, consumir aves e porções de frutas vermelhas pelo menos duas vezes por semana e peixe pelo menos uma. Mesmo quem tem predisposição genética pode se beneficiar da dieta, conseguindo ganhar mais proteção.

Confira abaixo a lista dos 10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer:

  1.  Folhas verdes
  2. Legumes
  3. Castanhas
  4. Frutas vermelhas
  5. Grãos
  6. Cereais
  7. Peixes
  8. Aves
  9. Azeite
  10. Vinho

Alimentos que causam Alzheimer

A pipoca de manteiga tem o ingrediente chamado diacetil que causa câncer (Foto: Divulgação)

Além dos  10 alimentos que reduzem pela metade risco de Alzheimer existem também os alimentos que podem causar essa doença. Carnes vermelhas, manteiga ou margarina, queijos, bolos e doces, frituras e fast food. Na indicação dos especialistas,  é permitido comer menos de uma colher de sopa de manteiga ou queijo por dia, e os outros alimentos no máximo uma vez por semana.

Leia mais: Estudo comprova eficiência de goji berry no emagrecimento

Uma alimentação saudável evita uma grande lista de doenças além do Alzheimer (Foto: Divulgação)

Além disso, uma outra pesquisa revelou que um ingrediente da pipoca sabor manteiga pode causar Alzheimer. Essa substância é tão forte que atinge não só as pessoas que consomem esses alimentos, como também quem trabalha nas indústrias alimentares. Este ingrediente é o diacetil, uma substância que pode ser encontrado em pipocas de microondas, e também em margarinas, alguns snacks e doces. As experiências mostram que diacetil acelera o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

Top