10 alimentos que diminuem a sensação de fome

A primeira idéia que é preciso ter é que o cérebro responde com saciedade pelo tempo em que está comendo e não pela quantidade…

Cenoura

A primeira idéia que é preciso ter é que o cérebro responde com saciedade pelo tempo em que está comendo e não pela quantidade de alimentos ingeridos. Durante as refeições, o estômago dilata, e os receptores nervosos contidos nesse órgão enviam sinais ao cérebro que responde emitindo resposta de saciedade ao organismo. Quando a digestão termina, o estômago esvazia necessitando de mais alimento.

É nesse ponto que se deve focar, principalmente, aqueles que desejam emagrecer ou manter o peso estável. A cada ingestão, é necessário que mastigue devagar, assim como colocar no prato apenas aquilo que deseja comer. Além disso, na hora de escolher o tipo de dieta, é possível optar por alimentos que ajudem a saciar a fome. Daremos aqui algumas dicas:

1. Opte pelo pão integral

Funciona por causa das fibras e dos grãos que o compõe, sem contar que esses têm o poder  de manter os níveis de açúcar no sangue, evitando que a fome volte rápido.

2. Invista no consumo do ovo

Todos sabem que o ovo é fonte de energia, por se tratar de uma proteína. Ele é uma estrutura molecular muito complexa, exigindo do corpo uma digestão mais lenta, colaborando com um maior tempo de saciedade.

3. Soja tostada

A soja além de ser rica em fibras, também é composta por hormônios naturais, zinco, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio. Todos esses componentes colaboram com a manutenção dos hormônios femininos, resultando com a diminuição da fome.

4. O suco de limão faz a diferença!

O limão é uma boa opção para quem deseja se refrescar e, ao mesmo tempo, saciar a vontade de ingerir doces. O azedinho do limão impede que você tenha vontade de comer doce após as refeições, principalmente por saturar as papilas gustativas que comandam a fome.

Suco de limão

5. Beba muita água

A água, no momento da sua ingestão, ocupa o espaço vazio do estômago, impedindo, por um tempo, que você tenha vontade de ingerir algo que possa tirá-lo do rumo da dieta.

6. Nos intervalos, coma barrinhas de cereais

Opte por aquelas barrinhas que contem cereais e fique de olho na composição, pois algumas possuem excesso de açúcar, o que não é algo vantajoso para quem almeja emagrecer.

7. Abuse do queijo branco

O queijo branco funciona da mesma forma que o ovo, pois é composto por proteína, o que ajuda a saciar a fome; além de possuírem menos gordura.

8. A cenoura é uma ótima opção!

A textura firme da cenoura exige que você mastigue por um bom tempo, assim seu cérebro entende que você está ingerindo uma boa quantidade de alimento, colaborando com a saciedade momentânea.

Queijo branco

9. Uma boa aliada é a banana

A banana é composta por fibras, potássio, ferro, triptofano. Além dessas substâncias colaborarem com a saciedade, também ajudam a pessoa a se manter mais disposta.

10. Saladas cruas

As folhas verdes são ricas em fibras, o que colaboram com a saciedade, além disso, devido a sua dificuldade na mastigação, envia sinais ao cérebro, que auxilia ainda mais com a saciedade.

Opte por alimentos que ajudem a diminuir a fome e perca peso com saúde!

Top