1 de dezembro – Dia da prevenção a AIDS

Desde o ano de 1988, no primeiro dia do mês de dezembro campanhas serão lançadas, as pessoas comentarão nas ruas e o tema AIDS…

Desde o ano de 1988, no primeiro dia do mês de dezembro campanhas serão lançadas, as pessoas comentarão nas ruas e o tema AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) será lançado como forma de debates em escolas universidades ou clubes, além disso, lembretes quanto à prevenção novamente aparecerão e a luta contra a AIDS vai continuar.

O dia foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas), para intensificar a batalha contra a doença, a ideia é mobilizar meios de comunicação em geral sobre a gravidade e importância de informar a respeito da doença e diminuir o preconceito que pessoas portadoras do HIV sofrem na sociedade.

Laço vermelho é símbolo da luta

Quando alguém vê um laço vermelho como na foto acima, logo associa ao combate à AIDS, isso porque em 1991 um grupo de profissionais de arte de New York queria homenagear amigos que já tinham sofrido com a doença e não estavam mais no meio deles, o projeto criado pela Visual Aids fez sucesso e até hoje é ícone da luta contra a AIDS.

Segundo Frank Moore, do grupo Visual Aids, a ideal era usar algo que fizesse ligação ao sangue e também ao sentimento de paixão, além de se inspirar no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

O que a AIDS faz

A AIDS pode ser contraída quando se adquire o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) que destrói os glóbulos brancos e consequentemente se desenvolve algumas doenças na pessoa que fica bastante fraca e com imunidade baixa. É comum que pessoas que têm o virus HIV sofram ou morram com doenças como: infecções, diarreias, meningite, câncer, pneumonias ou tuberculose, doenças que normalmente não levariam à morte se a imunidade estivesse normalizada.

Leia Também:  Pepsico Oferece Vagas para Deficientes

Como a AIDS é transmitida

– Sexo sem camisinha;

– Mães grávidas passam o vírus para o feto;

– Transfusão de sangue;

– Quem usa drogas injetáveis;

– Material contaminado para tatuagem e piercings.

Não se pega AIDS…

– Relações sexuais com uso de camisinha;

– Beijo no rosto ou na boca e abraços;

– Picada de insetos;

– Contato com o suor de alguém com AIDS;

– Usar o mesmo talher, mesma toalha ou assento de ônibus;

– Nadar na mesma piscina.

Como saber se está contaminado com o vírus?

No Brasil o governo disponibiliza um exame de graça para verificar se a pessoa está contaminada com o vírus HIV, basta entrar em contato com os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou postos de saúde da sua cidade.

Top