03 de maio: Dia do Sertanejo

Todos os brasileiros provavelmente já ouviram falar no termo ‘sertanejo’, estando ele associado aos mais diversos contextos. No entanto, a face mais conhecida é…

Jeca Tatu, personagem caricato de Monteiro Lobato.

Todos os brasileiros provavelmente já ouviram falar no termo ‘sertanejo’, estando ele associado aos mais diversos contextos. No entanto, a face mais conhecida é a música sertaneja, que preserva as origens caipiras e procura combinar a sonoridade da viola às letras românticas.

O Dia do Sertanejo, comemorado em 03 de maio, não tem como objetivo celebrar o gênero musical e suas vertentes. Na verdade a data foi criada para relembrar o verdadeiro perfil do sertanejo, que se tornou um verdadeiro estereótipo.

A origem do sertanejo

O povo sertanejo teve a sua origem no sertão do Brasil e descende da mistura do branco com o índio. Numa região humilde, seca e marcada pela escassez de alimentos, foram se desenvolvendo tipos populares como o cangaceiro, o beato, o jagunço, a rendeira, a mocinha inocente, entre outros.

O sertanejo do sertão, visto como um homem sofredor e que luta a cada dia.

Devido às dificuldades enfrentadas, o povo sertanejo se tornou muito religioso ao longo do tempo e demonstrou devoção ao Padre Cícero. Os hábitos e costumes das pessoas que viviam no sertão serviram de inspiração para livros, como foi o caso da obra ‘Os Sertões’, de Euclides Cunha.  No livro há um intenso trabalho de pesquisa sobre a psicologia do sertanejo, além da abordagem sobre a luta diária pela sobrevivência.

 Quem é o verdadeiro sertanejo?

O sertanejo é um homem que enfrenta os desafios de viver na caatinga, uma região com poucas chuvas, muitos cactos, árvores retorcidas e lagos mortos. Ele tem a pele ressecada e enrugada por causa do sol, da poeira e da seca que afeta seu habitat várias vezes ao ano.

A figura do sertanejo também esteve presente em outras regiões do país e adquiriu novas características durante o êxodo rural. Ao abandonar o campo e se deslocar para as grandes cidades, o homem rural passou a ser encarado como rude, inculto e sem disposição para o agito da vida moderna. Esta nova concepção do sertanejo serviu de inspiração para muitos personagens e livros e filmes.

O sucesso da música sertaneja modificou o perfil do sertanejo.

O perfil do homem sertanejo foi modificado novamente com o sucesso da música sertaneja no Brasil, cujas letras não falavam apenas da vida na roça, mas também contavam histórias de amor. Com o tempo, as duplas sertanejas se tornaram populares no país e a cultura caipira passou a ser mais respeitada.

Leia Também:  Cartão Carrefour Atendimento

A influência do sertão foi mesclada ao estilo country, importado dos Estados Unidos. O novo estilo de vida se tornou moda, por isso muitas cidades brasileiras passaram a realizar rodeios e festivais de música sertaneja.

Top