02 de março: Dia do Turismo

No dia 02 de março é comemorado o dia do turismo. A data leva em consideração a importância desta atividade, que garante viagens nacionais…

No dia 02 de março é comemorado o dia do turismo. A data leva em consideração a importância desta atividade, que garante viagens nacionais e internacionais de qualidade durante todos os meses do ano.

Vários eventos já estão programados para acontecer no dia nacional do Turismo, como exposições e palestras a respeito da atividade.

A importância do turismo

O turismo deixou de ser uma simples opção de lazer e entretenimento. Recentemente, ele começou a exercer influência na economia de muitos países e movimentar dinheiro nos lugares caracterizados como turísticos.

Não existe uma única definição para o termo turismo, mas é possível chegar algumas conclusões ao avaliar as principais características da atividade. É considerado turista a pessoa que se desloca para um lugar diferente em função de diversão, aventura, descanso ou trabalho.

No dia do turismo, é fundamental ter em mente a importância deste segmento para a sociedade. Através das viagens é possível romper as barreiras culturais e adquirir novos conhecimentos através da experiência. O turismo também se destaca como um grande contribuinte da economia e geração de empregos, além de melhorar o entrosamento entre as pessoas dentro do espaço turístico.

Várias empresas encontram no turismo uma forma de ampliar e desenvolver negócios. As companhias aéreas, operadoras de cruzeiros, redes de hotelaria, restaurantes e agências cresceram muito nos últimos anos em função do aumento das viagens pelo mundo. Hoje, há uma diversidade de roteiros disponíveis e as pessoas podem até comprar pacotes turísticos pela internet, como total comodidade e segurança.

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, a atividade turística representa 10% do PIB mundial (Produto interno bruto), movimentando em média US$ 3,4 trilhões. Apesar das crises econômicas, a indústria do turismo tem continuado em crescimento, tendo a Europa como a região mais visitada de todo o mundo.

Top