“Primavera dos Museus” debate a participação feminina na arte

A estação mais florida do ano não inspira somente a moda mundial, mas também os amantes da arte. A grande prova disso é o…

A estação mais florida do ano não inspira somente a moda mundial, mas também os amantes da arte. A grande prova disso é o projeto “Primavera dos Museus” que está em sua 5ª edição. O tema dos debates desse ano é Mulheres, Museus e Memórias.

O organizador do evento é o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que recebe todos os anos inscrições das instituições interessadas em sediar as discussões promovidas pelo projeto. No ano passo, mais de 3 mil atividades puderam ser apreciadas pelo público.

Na edição deste ano 310 cidades distribuídas em todas as regiões do Brasil participam da “Primavera dos Museus”, promovendo cerca de 1770 eventos. O evento que acontece até o dia 25 de setembro, discute o papel da mulher contemporânea e sua participação na arte.

Durante esta semana estão sendo oferecidos seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais e de teatro, apresentações de dança, visitas guiadas, exibições de filmes e outras atividades relacionadas ao tema.

Na capital do estado mais populoso do país, a população poderá prestigiar a “Primavera dos Museus” em 28 espaços diferentes. Na Casa Guilherme de Almeida de Almeida, por exemplo, acontecera no próximo sábado, dia 25 de setembro, das 15h às 17h uma exposição que homenageara pintoras modernistas como Tarsila do Amaral e Anita Malffati.

A capital carioca também receberá no dia 25, às 17h30, o Projeto Cultural “Orquestra Violões do Forte de Copacabana”. A apresentação será na Alameda Octavio Correia. Será realizada distribuição de senhas, pois o local possui uma área limitada.

A programação completa dos museus de todas as regiões do país que participam da “Primavera dos Museus” está disponível no endereço eletrônico http://www.museus.gov.br.Você também pode obter informações por meio da Secretaria de Cultura da sua cidade.

Leia Também:  Acampamento Gospel 2011

Top