Menu

Notícias

Atualizado em 11 de junho de 2012, às 9:23 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Xixi na cama: causas, o que fazer

A enurese noturna nem sempre é um causada por fatores emocionais. Conheça as principais causas desse problema e saiba o que fazer mediante essa situação.
461752 04602614200 Xixi na cama: causas, o que fazerConheça as principais causas de enurese norturna

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, nem sempre o xixi na cama, também conhecido como enurese noturna, está ligado exclusivamente ao lado emocional da criança, sendo que 90% dos casos envolvem fatores orgânicos, sendo que a maior parte deles tem o envolvimento de algum fator genético. Estudos indicam que dois terços dos pais que apresentaram enurese noturna terão filhos com o mesmo problema.

Veja também: Como lidar com as crianças que fazem xixi na cama.

Quando a enurese noturna não é normal

Por volta dos dois anos de idade é esperado que a criança comece e apresentar o controle esfincteriano, chamando a atenção dos pais quando aparece a vontade de fazer xixi. O controle noturno é um pouco mais demorado, mas, se a criança ultrapassou os cinco anos e não apresentou o controle noturno e diurno, o mais recomendado é procurar a ajuda de um pediatra.

Principais causas

Como já foi dito, a maior parte dos casos de enurese noturna primária é genética, entretanto outros problemas também resultam na queixa. A carência de vasopressina, uma substância sintetizada pela glândula hipófise e que serve para diminuir a quantidade de urina produzida durante a noite, também pode ser uma das causas do problema, pois algumas crianças apresentam a produção da mesma quantidade de urina do período diurno, durante a noite.

A imaturidade do sistema nervoso também pode ser um dos motivos de se fazer xixi na cama, pois o aviso que deveria ser enviado ao cérebro, avisando que a bexiga está cheia durante a noite, acaba não ocorrendo, fazendo com que os pequeninos não acordem e encharquem os lençóis.

A enurese secundária, ou seja, que surge depois da criança já ter aprendido a controlar o xixi, tem como maior causa os fatores emocionais, que correspondem a 10% dos casos e, na maioria dos casos, são decorrentes de um trauma emocional.

461752 085d930b318ef769446cfcea4b0988ec Xixi na cama: causas, o que fazerAntes de ir para cama, a criança deve esvaziar a bexiga

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, ou seja, por volta dos 5 anos de idade, assim que o diagnóstico é feito, pois quanto mais precocemente as primeiras medidas forem tomadas, menores as chances da criança sofrer com baixa autoestima, que pode trazer inúmeros problemas futuros. Existem vários tipos de medicamentos que podem ser usados, desde os que repõem a vasopressina até os que relaxam a musculatura da bexiga, diminuindo a eliminação indesejada de urina.

Veja também: Tratamento para enurese noturna.

Dicas para acabar com o problema

Algumas dicas podem ajudar a diminuir a probabilidade das crianças molharem a cama, sem o uso de nenhuma medicação. Confira:

  • Evite oferecer alimentos líquidos, como leite e sucos, duas horas antes da criança se deitar;
  • As crianças que supostamente reclamam de sede antes de deitar, devem ser desestimuladas desse hábito. A dica é aumentar a oferta de líquidos durante o dia, para que a criança sinta-se bem ao deitar;
  • Antes de ir para a cama, é interessante dar uma passadinha no banheiro, para estimular a criança a esvaziar a bexiga;
  • Não acostume a criança a sempre dormir de fralda, pois isso pode acabar deixando-a acomodada.
461752 fralda Xixi na cama: causas, o que fazerDormir sempre com fralda pode deixar a criança "acomodada"

O importante é seguir as dicas e tranquilizar a criança, trabalhando na manutenção de sua autoestima e lembrando-se de procurar um médico sempre que os sintomas persistirem.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.