Menu

Serviços

Atualizado em 3 de novembro de 2014, às 14:34 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, Extratos

Conheça alguns dos tantos serviços online disponibilizados pela Previdência através do Dataprev.

Leia “www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, Extratos” e saiba tudo sobre os benefícios previdenciários. A matéria explicará, ainda, como utilizar os serviços online de consultas do Dataprev para fazer requerimentos e consultas.

47658 www.previdenciasocial.gov .br INSS Benefícios Extratos 3 www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, Extratoswww.previdenciasocial.gov.br INSS, Benefícios, Extratos. (Foto: Divulgação)

A Previdência Social é um órgão brasileiro responsável pelo seguro social de milhares de trabalhadores. As pessoas que contribuem de forma efetiva com o INSS desfrutam de diversos benefícios previdenciários, caso não tenham condições de exercer as atividades profissionais ou estejam interessados em receber a aposentadoria.

Os serviços prestados pelo INSS são importantes para nossa sociedade, garantem certa segurança no mercado de trabalho e assistência financeira quando o trabalhador estiver inativo. Graças a modernização no sistema Dataprev, os requerimentos estão sendo processados de forma mais eficiente e atendendo as necessidades de todos os contribuintes.

www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, Extratos

Na dúvida sobre como consultar o extrato dos seus benefícios do INSS? É super simples, basta ir até o site da Previdência Social e estar com sua carteira do INSS, pois você irá precisar dos seus dados para ter acesso aos extratos, que incluem os proventos e também os descontos, oriundos de planos de saúde, empréstimos entre outros.

47658 www.previdenciasocial.gov .br INSS Benefícios Extratos 1 www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, ExtratosConsulte os seus extratos sem sair de casa. (Foto: Divulgação)

Alguma dúvida relacionada a Previdência Social, extratos ou benefícios? Deixe seu comentário que nossa equipe irá lhe ajudar a resolver seus problemas.

Continue lendo a matéria “www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, Extratos” , pois agora vamos apresentar três links úteis de consulta do Dataprev. Confira:

- Extrato de pagamentos

- Situação de Benefício

- Agendamento de atendimento

47658 www.previdenciasocial.gov .br INSS Benefícios Extratos 2 www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, ExtratosVocê pode agendar o seu atendimento pela internet. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Dataprev – consulta beneficio INSS

Benefícios Previdenciários

Os benefícios previdenciários existem para prestar assistência à população, se apoiando em alguns requisitos básicos para aprovar os pedidos. Somam-se 11 modalidades de serviços oferecidos pela Previdência Social, variando de acordo com o tipo de contribuinte.

Os pensionistas pagam tarifas mensais efetivas para receber a aposentadoria INSS futuramente, são anos de contribuição para conseguir dar entrada no pedido. São três as modalidades que permitem se aposentar: por invalidez (incapacidade de exercer função comprovada por perícia), por idade (homens com 65 anos e mulheres com 60 anos) e por tempo de contribuição (35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres).

47658 www.previdenciasocial.gov .br INSS Benefícios Extratos 4 www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, ExtratosNo site da previdência você encontra vários serviços online. (Foto: Divulgação)

Além de assegurar a aposentadoria do trabalhador, a Previdência Social também é responsável por outros benefícios. Confira:

Salário-família: benefício pago mensalmente para a família de acordo com o número de filhos menores de 14 anos ou inválidos.

Auxílio-reclusão: benefício pago à família do segurado que se encontra recluso em regime fechado e impossibilitado de trabalhar. O dinheiro é destinado ao cônjuge, aos filhos menores de 21 anos de idade, aos pais e irmãos menores de 21 anos.

Auxílio-doença: é um direito de todo segurado que for considerado incapaz de realizar o seu trabalho temporariamente. Para receber o benefício, é preciso passar por perícia médica.

 Auxílio-acidente: é uma espécie de indenização, caso o trabalhador sofra um acidente que impeça a realização das suas atividades.

Salário-maternidade: toda segurada da Previdência Social tem direito a esse benefício, que se estende por 120 dias. Ele reconhece o tempo de afastamento para o parto e para os primeiros meses de vida do bebê. Em casos de adoção, o salário também pode ser solicitado. 

O que é o DATAPREV?

47658 www.previdenciasocial.gov .br INSS Benefícios Extratos www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, ExtratosO DATAPREV é a empresa de tecnologia do INSS. (Foto: Divulgação)

O Dataprev é o sistema responsável pelo armazenamento de dados dos contribuintes, a plataforma permite que os pensionistas usem a internet para emitir extratos da Previdência Social, atualizar o cadastro ou conferir o histórico de contribuição. As consultas online Dataprev INSS funcionam de forma segura e sem dificuldades para acessos.

Qual o valor da minha aposentadoria?

Caso o contribuinte desconheça os valores da sua aposentadoria, ele poderá ter livre acesso ao histórico de crédito INSS através da internet. A pesquisa individual solicita alguns dados para ser processada com sucesso. Confira mais informações sobre INSS DATAPREV.

Como consultar a certidão negativa?

A certidão negativa nada mais é, do que um certificado que atesta pessoas físicas e jurídicas de estarem em regulidade com as contribuições do INSS. Para fazer a verificação da certidão negativa, basta ir até o site da DATAPREV  e fazer a consulta através do CPNJ.

Além de utilizar os serviços online apresentados na matéria “www.previdenciasocial.gov.br: INSS, Benefícios, Extratos”, você também pode entrar em contato com o telefone 135 e falar com a central de atendimento.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.