Menu

Tecnologia

Atualizado em 21 de fevereiro de 2013, às 15:05 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Windows Blue: conheça o sucessor do Windows 8

A nova versão do sistema operacional da Microsoft já pode estar a caminho e ser lançada no segundo semestre de 2013, trazendo, entre as novidades, algumas mudanças na interface gráfica.

Nos últimos dias, têm circulado na internet diversos rumores dando conta de que a Microsoft já estaria trabalhando pesado no desenvolvimento do sucessor do Windows 8, que pode ser lançado no segundo semestre de 2013, quando a versão mais recente do sistema operacional completará um ano da sua chegada ao mercado.

584749 windows blue conheca o sucessor do windows 8 Windows Blue: conheça o sucessor do Windows 8São fortes os rumores de que uma nova versão do Windows será lançada ainda em 2013 (Foto: Divulgação)

De acordo com tais especulações, o projeto que vem sendo desenvolvido em segredo utiliza o codinome Windows Blue e poderá marcar uma importante mudança nos ciclos de lançamentos de atualizações da Microsoft, que até agora acontecem de três em três anos.

Dessa forma, a gigante da informática passaria a trazer novas versões do Windows a cada ano, algo que já acontece, por exemplo, com os sistemas operacionais móveis Android, do Google, e iOS, da Apple, que são atualizados anualmente. A Microsoft ainda não se pronunciou a respeito dos boatos.

Leia também: Curiosidades sobre o Windows

Quanto custa: Windows 8 – preços

O que o Windows Blue poderá trazer de novidade

584749 windows blue conheca o sucessor do windows 8 1 Windows Blue: conheça o sucessor do Windows 8As principais novidades do Windows Blue poderão estar na interface gráfica, que foi motivo de reclamações no Windows 8 (Foto: Divulgação)

O Windows Blue, provável sucessor do Windows 8, deverá trazer uma série de modificações na interface gráfica, que foi considerada confusa por muitos usuários que compraram a versão mais recente do programa. Por causa disso, alguns aperfeiçoamentos para melhorar a usabilidade estão sendo esperados.

O sistema operacional também deverá passar por mudanças para ser melhor utilizado em dispositivos com telas menores, aproximando-o ainda mais do Windows Phone, assim como deve ganhar um maior número de aplicativos e novos recursos de personalização.

Outra novidade é que o Windows Blue poderá vir acompanhado de uma nova versão do Excel, desenvolvida para ser utilizada em telas sensíveis ao toque, batizada de Excel MX, que será similar ao OneNote MX, aplicativo baseado na interface Metro e que faz parte do Office 2013.

Além disso, a versão final do produto poderá ter outro nome que não seja Windows Blue, como, por exemplo, Windows 8 Plus.

Atualizações anuais para outros produtos da Microsoft

584749 windows blue conheca o sucessor do windows 8 2 Windows Blue: conheça o sucessor do Windows 8Essa imagem, que mostra o Kernel NT 6.3, motivou ainda mais as especulações, uma vez que o Kernel NT do Windows 8 é o 6.2 (Foto: Divulgação)

Assim como estaria pensando em modificar o ciclo de lançamento de atualizações do Windows, a Microsoft deverá fazer o mesmo para outros produtos da marca, como a suíte de aplicativos Office, o Windows Server, o Hotmail/Outlook e o SkyDrive, entre outros, que poderão passar a ser atualizados anualmente.