Menu

Tecnologia

Atualizado em 4 de setembro de 2012, às 14:02 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundo

Depois de anos sendo líder no mercado de sistemas operacionais, XP perde sua posição para o Windows 7.

De acordo com os dados da NetApplications, o Windows XP perdeu o seu reinado para o Windows 7, ou seja, deixou de ser o sistema operacional mais usado no mundo após tantos anos na liderança.

510956 Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundo 1 Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundoO Windows 7 tem 42,76% do mercado, enquanto o XP possui 42,52%. (Foto:Divulgação)

Windows 7 lidera o ranking dos sistemas operacionais mais usados

No mês de agosto, as duas versões do Windows foram analisadas e o crescimento do Seven é visível no gráfico. Enquanto o XP estava presente em 42,52% dos computadores monitorados, a versão 7 alcançou a marca de 42,76%, liderando o ranking dos sistemas operacionais mais usados do mundo.

Os dados da empresa de consultoria ainda mostram que, logo atrás do XP, está o Windows Vista, com uma pequena fatia do mercado que corresponde 6,15%. Já o MacOS X, ocupa a quarta e quinta posição com as suas versões 10.7 (Lion) e 10.6 (Snow Leopard). A participação no mercado é de, respectivamente, 2,45% e 2,38%.

No mês de março de 2012, quando os mesmos dados foram monitorados, o XP estava presente em pelo menos 50% dos computadores. Entretanto, o Windows 7 deve manter a liderança e ampliar a diferença com o segundo sistema operacional posicionado no ranking.

Saiba mais: Dicas para aumentar seu desempenho do Windows 7

510956 Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundo 2 Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundoO Windows 7 foi criado para suprir todas as falhas da versão anterior Vista. (Foto:Divulgação)

A evolução da Microsoft

Desde que começou a operar, a Microsoft se preocupa em atualizar o sistema operacional, lançando versões capazes de simplificar as atividades do usuário. No final da década de 80 a empresa apresentou algumas versões do software, mas o sucesso só veio com o Windows 3.xx, apresentado em 1990 e completamente inovador, com relação as versões anteriores.

A Microsoft continuou aperfeiçoando o seu sistema operacional e, em 1995, deixou de investir na família 3.0 e passou a apostar no Windows 95. A próxima versão consagrada da empresa foi o Windows 98, que procurou corrigir falhas do sistema anterior.

510956 Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundo Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundoNovo logo da Microsoft, apresentado em 2012. (Foto:Divulgação)

Após investir em versões como Windows 98 ME, na Família NT e Windows 2000, a Microsoft finalmente começou a desenvolver a consagrada versão XP. O Além de apresentar uma interface redesenhada, o sistema também evoluiu com relação aos recursos e proporcionou uma nova experiência aos usuários. O lançamento oficial do XP aconteceu em 2001.

Depois de apresentar o bem sucedido XP, a Microsoft investiu no Windows Server 2003 e no Windows Vista nos anos seguintes, mas ambos não conseguiram superar o sucesso de vendas do sistema operacional apresentado em 2001. Finalmente no ano de 2009 o Windows 7 foi apresentado aos usuários, com novos recursos e com menos falhas do que a versão anterior.

Atualmente a Microsoft está focada no desenvolvimento e divulgação do seu sistema operacional mais recente, o Windows 8. A nova versão será apresentada oficialmente no dia 26 de outubro de 2012.

 Veja também: Versão de teste do Windows 8