Menu
Você está em: MundoDasTribos > WeChat: aplicativo de mensagens para celular

Rival do Whatsapp, o WeChat chega ao Brasil trazendo vários recursos interessantes. Ele é compatível com os principais sistemas operacionais móveis e totalmente gratuito.
Por Andre -

Bastante popular na China, onde possui mais de 230 milhões de usuários, o aplicativo WeChat tem expandido cada vez mais a sua área de atuação, para bater de frente com o Whatsapp, app mais famoso do gênero, contando atualmente com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo.

O aplicativo WeChat chega ao Brasil para ameaçar a hegemonia do Whatsapp (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela empresa Tencent, o WeChat já figura entre os aplicativos mais populares do mundo, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela consultoria GlobalWebIndex, relativos ao período entre os meses de maio e agosto de 2013, estando instalado em mais de 300 milhões de aparelhos em todo o planeta.

Para atrair um grande número de usuários no Brasil, a empresa chinesa contratou o craque argentino Lionel Messi, jogador do Barcelona, para estrelar o comercial do aplicativo de mensagens para celular, vídeo que costuma ser divulgado no horário nobre e que você pode conferir abaixo.

Recursos do WeChat

Ele permite realizar chamadas de vídeo em HD (Foto: Divulgação)

Diferentemente do Whatsapp, que passou a cobrar uma taxa anual de US$ 0,99 em algumas plataformas, o app WeChat não exige nenhum tipo de pagamento para a sua utilização, pelo menos por enquanto.

Através dele, os usuários podem trocar mensagens de texto e voz, criar grupos de bate-papo, participar de chats ao vivo e por voz, realizar chamadas de vídeo em HD (depende da câmera do smartphone), compartilhar fotos e outros tipos de arquivos e entrar em chats via web.

Outros recursos do WeChat são o “Olhar ao Redor”, que permite localizar outros usuários do aplicativo que estejam nas proximidades e enviar um convite de amizade para eles, e o “Garrafa à Deriva”, através do qual você envia uma mensagem de voz ou texto e espera para ver se outro usuário irá respondê-la.

Através da função "Olhar ao Redor", você pode descobrir outros usuários do app nas proximidades (Foto: Divulgação)

Há também a função “Agitar”, que parece ser bastante interessante. Ela funciona assim: você agita o telefone e é direcionado a uma sala de bate-papo onde estarão pessoas do mundo inteiro, que também agitaram o celular no mesmo instante.

Na China, o app tem ainda diversas outras funções, sendo usado, por exemplo, como uma solução para pagamento móvel em restaurantes parceiros, como o McDonald’s. A ideia da empresa é trazer esse mesmo tipo de ferramenta para o Brasil, em um futuro próximo.

Baixar aplicativo WeChat

Outro recurso interessante é o "Agitar", que permite entrar em contato com outros usuários que estejam agitando o celular no mesmo instante (Foto: Divulgação)

Para baixar o aplicativo WeChat basta acessar o site oficial do app, www.wechat.com. Na página, você deve escolher a versão do programa de acordo com o sistema operacional móvel do seu celular ou smartphone.

Ele possui versões para Android, iOS (iPhone), Windows Phone, Nokia S40, Symbian e BlackBerry. Vale lembrar que todas elas são gratuitas e também podem ser encontradas nas respectivas lojas de aplicativos de cada sistema.

Como usar o WeChat

O recurso de bate-papo por texto também está presente (Foto: Divulgação)

Depois de fazer o download do WeChat, efetue a sua instalação e faça login no serviço, usando a sua conta do Facebook ou o número do celular. Para encontrar os amigos que também usam o app, é possível buscar pelo WeChat ID ou pesquisar no menu “Recomendações”.

É importante ressaltar que ele depende do acesso à internet para funcionar. Você pode utilizar uma rede Wi-Fi, o 3G ou o 4G, lembrando que nas duas últimas opções, existe a possibilidade de cobrança do tráfego de dados por parte da operadora.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL