Watsu: o que é, benefícios

PUBLICIDADE

O norte-americano Harold Dull era um instrutor especializado em zen shiatsu, uma técnica de massagem oriental, porém ele notou que os benefícios eram maiores se a pessoa estivesse em um meio líquido. Desde então foi criado o watsu, cujo nome vem dos termos water (água) e shiatsu (a terapia tradicional), e que oferece tranquilidade para os praticantes.

Uma relação de confiança é estabelecida entre cliente e terapeuta (Foto: divulgação)

Para praticar o watsu é necessário estar em uma piscina aquecida entre 34° e 37° de temperatura. As sessões têm uma duração média de 60 minutos, mas podem se estender até duas horas. Para que uma pessoa comece a praticar o watsu, é necessário passar antes por uma entrevista, conhecida como anamnese, em que o cliente conta ao especialista as suas queixas. Depois disso, a pessoa é levada para a piscina e seus limites são avaliados. Não é necessário saber nadar.

Mulheres grávidas precisam de autorização médica (Foto: divulgação)

Durante as sessões, o cliente fica apoiado pelo terapeuta que foca toda sua atenção nele. Uma relação de confiança mútua precisa ser estabelecida para que o tratamento tenha sucesso garantido, mas isso é feito aos poucos.

PUBLICIDADE

Os benefícios da prática são muitos, entre eles estão a redução da sensibilidade à dor, melhora da ansiedade, insônia e do stress, alívio de sintomas de fibromialgia, má circulação sanguínea e tensões musculares. Como é um tratamento hidroterápico, pode ser indicado também para pessoas que estão se reabilitando fisicamente como no caso de cirurgias ortopédicas.

A prática traz muitos benefícios para o corpo (Foto: divulgação)

Entre as sensações relatadas pelos pacientes estão leveza do corpo, bem-estar e um relaxamento profundo. Com a ausência de gravidade na água, os músculos têm um grande relaxamento. Por meio dos toques suaves do terapeuta, a tensão do cliente diminui e alguns até mesmo dormem durante as sessões. O alongamento do corpo é feito respeitando os limites do cliente, porém a chance de ocorrer alguma lesão é pequena porque os músculos adquirem mais elasticidade na água. O watsu pode ser recomendado para crianças, jovens, adultos e idosos. As mulheres gestantes podem praticá-la desde que após os três meses de gravidez e com autorização de seu médico.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.