Menu

Saúde

Atualizado em 15 de dezembro de 2012, às 8:06 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Voz fanha: como tratar

A voz fanha ou anasalada pode ser causada por vários fatores. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar a voz fanha.

Só a pessoa que tem distúrbio de voz sabe o quanto isso é constrangedor e interfere na vida pessoal e profissional. Crianças e adultos muitas vezes ficam envergonhados e na maioria das vezes são vítimas de bulling. A voz fanha ou anasalada é um problema muito comum entre os distúrbios de voz, que pode ser tratado com ajuda de um fonoaudiólogo. Saiba mais sobre como tratar a voz fanha.

553067 A voz fanha é um problema muito comum em crianças com lábios porino e fossa palatina. Foto divulgação Voz fanha: como tratar A voz fanha é um problema muito comum em crianças com lábios porino e fossa palatina. (Foto: divulgação)

A Voz

A voz é a ferramenta de comunicação primária e imediata que usamos para interagir na sociedade, afinal ela não exigem acessórios ou mecanismos especiais para ser utilizada. Ela é um elemento fundamental, pois através dela observamos as emoções, sensações e intenções, se estão tristes, apressadas, alegres ou seguras.

É através da voz que as pessoas mostram seu entusiasmo, ansiedade, cansaço, humor, interferindo na comunicação social ou profissional e também no estado de espírito de quem fala, pois a voz sofre influencia hormonal e também emocional.

Veja também voz rouca, cuidados 

Voz anasalada ou fanha

Segundo especialistas em fonoaudiologia, as vozes anasaladas ou fanhas geralmente são de origem orgânicas. A maioria dos casos de voz fanha, com omissão e troca de letras, são causadas por malformações, como lábio leporino e fissura palatina. Geralmente esses casos são resolvidos através de cirurgias plásticas de correção e tratamento fonoaudiológico.

Quando a criança nasce com algum desses problemas, é comum a necessidade de algumas cirurgias plásticas para fechar o véu palatino e corrigir o lábio. Nesses casos também é comum a omissão de letras, principalmente as alveolares “q” e “g” e as fricativas “s” e “z” pelo escapamento do ar. Além disso, uma das causas da voz fanha ou anasalada é também o excesso de mimo, em que a criança fica com a voz melosa.

553067 O tratamento fonoaudiológico é uma essencial para acabar com a voz fanha. Foto divulgação Voz fanha: como tratar O tratamento fonoaudiológico é uma essencial para acabar com a voz fanha. (Foto: divulgação)

Como tratar a voz fanha

O primeiro passo para o tratamento é procurar o médico para a correção cirúrgica dos casos de malformação, como lábios leporino e fissura palatina. Para os demais casos de voz fanha, o ideal é procurar um fonoaudiólogo para iniciar o tratamento para correção da voz o mais cedo possível.

O tratamento de correção da voz fanha visa primeiramente instalar todos os fonemas que não estão sendo emitidos corretamente. Em seguida, mudar a posição da voz utilizando os tons médios e graves dos pacientes e afastando a vibração da voz das fossas nasais. Geralmente, o paciente participa de aulas de oratória em grupo para fixar essa nova colocação da voz na emoção.

553067 O tratamento da voz fanha deve começar o quanto antes melhor. Foto divulgação Voz fanha: como tratar O tratamento da voz fanha deve começar o quanto antes melhor. (Foto: divulgação)

Veja também voz, dicas de exercícios vocais 

A voz fanha é um problema que acomete muitas pessoas, principalmente as crianças onde a fala e timbre de voz ainda estão sendo desenvolvidos ou provenientes de malformações. O tratamento da voz fanha consiste em acompanhamento com fonoaudiológico para implementação de exercícios de correção da voz. Para os casos de malformação é necessário primeiramente a correção cirúrgica.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.