Voz fanha: como tratar

PUBLICIDADE

Só a pessoa que tem distúrbio de voz sabe o quanto isso é constrangedor e interfere na vida pessoal e profissional. Crianças e adultos muitas vezes ficam envergonhados e na maioria das vezes são vítimas de bulling. A voz fanha ou anasalada é um problema muito comum entre os distúrbios de voz, que pode ser tratado com ajuda de um fonoaudiólogo. Saiba mais sobre como tratar a voz fanha.

A voz fanha é um problema muito comum em crianças com lábios porino e fossa palatina. (Foto: divulgação)

A Voz

A voz é a ferramenta de comunicação primária e imediata que usamos para interagir na sociedade, afinal ela não exigem acessórios ou mecanismos especiais para ser utilizada. Ela é um elemento fundamental, pois através dela observamos as emoções, sensações e intenções, se estão tristes, apressadas, alegres ou seguras.

É através da voz que as pessoas mostram seu entusiasmo, ansiedade, cansaço, humor, interferindo na comunicação social ou profissional e também no estado de espírito de quem fala, pois a voz sofre influencia hormonal e também emocional.

PUBLICIDADE

Veja também voz rouca, cuidados 

Voz anasalada ou fanha

Segundo especialistas em fonoaudiologia, as vozes anasaladas ou fanhas geralmente são de origem orgânicas. A maioria dos casos de voz fanha, com omissão e troca de letras, são causadas por malformações, como lábio leporino e fissura palatina. Geralmente esses casos são resolvidos através de cirurgias plásticas de correção e tratamento fonoaudiológico.

Quando a criança nasce com algum desses problemas, é comum a necessidade de algumas cirurgias plásticas para fechar o véu palatino e corrigir o lábio. Nesses casos também é comum a omissão de letras, principalmente as alveolares “q” e “g” e as fricativas “s” e “z” pelo escapamento do ar. Além disso, uma das causas da voz fanha ou anasalada é também o excesso de mimo, em que a criança fica com a voz melosa.

O tratamento fonoaudiológico é uma essencial para acabar com a voz fanha. (Foto: divulgação)

Como tratar a voz fanha

O primeiro passo para o tratamento é procurar o médico para a correção cirúrgica dos casos de malformação, como lábios leporino e fissura palatina. Para os demais casos de voz fanha, o ideal é procurar um fonoaudiólogo para iniciar o tratamento para correção da voz o mais cedo possível.

PUBLICIDADE

O tratamento de correção da voz fanha visa primeiramente instalar todos os fonemas que não estão sendo emitidos corretamente. Em seguida, mudar a posição da voz utilizando os tons médios e graves dos pacientes e afastando a vibração da voz das fossas nasais. Geralmente, o paciente participa de aulas de oratória em grupo para fixar essa nova colocação da voz na emoção.

O tratamento da voz fanha deve começar o quanto antes melhor. (Foto: divulgação)

Veja também voz, dicas de exercícios vocais 

A voz fanha é um problema que acomete muitas pessoas, principalmente as crianças onde a fala e timbre de voz ainda estão sendo desenvolvidos ou provenientes de malformações. O tratamento da voz fanha consiste em acompanhamento com fonoaudiológico para implementação de exercícios de correção da voz. Para os casos de malformação é necessário primeiramente a correção cirúrgica.

Leia também:

1 comentário

  • Eu tenho foz fanha, a principio, fiz uma cirugia de desvio de septo. mas nada adiantou. oque fissura palatina

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.