Volkswagen Tiguan 2012 – fotos, preços

PUBLICIDADE

O Volkswagen Tiguan com novo design acaba de chegar ao país do futebol. O automóvel, que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 2009, dois anos depois de seu lançamento na Europa, passou pelas tradicionais mudanças que a montadora promove nos automóveis lançados em média há quatro anos.

O Tiguan passou a ter a identidade visual típica da marca, ou seja, nos faróis as linhas retas e a grade interligando as duas peças entre outras novidades que possibilitam maior conforto para os passageiros e motorista, além de um melhor desempenho do motor. O novo Tiguan agora é vendido a partir de 110 mil reais, cerca de 9 mil a mais que a geração anterior

O carro passou a ter linhas bem visíveis na horizontal, agora em vez de se ver nos faróis o naco arredondado em sua parte inferior vê-se as listras, já de lado o friso inferior que tinha uma linha ascendente não está mais aparente. Já a traseira do carro as lanternas com elementos circulares deram lugar a uma retangular, no mesmo estilo da nova SpaceFox. De um modo geral o Tiguan seguiu a linha adotada pelo Touareg, e está com um design mais urbano.

PUBLICIDADE

Outro destaque do automóvel é o conjunto de iluminação diurna, formado por catorze LEDs. Do lado de dentro, as novidades se resumem à tela colorida no painel de instrumentos e uma faixa central em couro Alcantara nos bancos de tecido (o carro das fotos possui bancos de couro, vendidos como opcional).

A Volkswagen manteve as chamadas “mesinhas de avião” para os passageiros do banco de trás. Elas ficam no encosto dos bancos dianteiros. Já o banco do passageiro dianteiro está totalmente reclinável para frente, formando assim uma mesa de apoio para o motorista, e o banco traseiro bipartido reclinável, com ajuste longitudinal, que faz a capacidade do porta-malas variar de 470 a 1.510 litros.

Outro ponto em que a montadora germânica não realizou mudanças foi no conjunto mecânico. O 2.0 TSI possui 200 cavalos de potência e trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades. O motorista encontra o torque máximo já a partir dos 1800 rpm e, se desejar, pode realizar as trocas no volante e também na alavanca.

A tração “4Motion” é do tipo integral permanente e, em condições normais, direciona 90% do torque para o eixo dianteiro. Se houver necessidade, essa proporção pode ser alterada para até 100% nas rodas de trás. Isso garante uma boa desenvoltura em pisos escorregadios ou trilhas.

O Volkswagen Tiguan 2012 tem como opcional o Park Assist II, nova geração do sistema que, ao encontrar uma vaga compatível, realiza a manobra de estacionamento para o motorista, que precisa apenas se preocupar em controlar acelerador e o freio. O espaço livre além do comprimento do carro, que antes era de 1,2 metro, foi reduzido para 80 cm. Outro ponto positivo é que o motorista não precisará mexer no volante ao estacionar em vagas de 90 graus.

Também é vendida como opcional o sistema de detecção de fadiga, que avalia o padrão de comportamento do motorista nos primeiros 15 minutos de condução e, depois disso, caso perceba mudanças provocadas pelo cansaço, como por exemplo, reações mais lentas ao volante, emite um sinal sonoro e visual.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.