Menu

Tecnologia

Atualizado em 17 de novembro de 2011, às 14:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Você ainda usa o Windows XP?

O sistema já possui mais de 10 anos e até recentemente ainda era o mais utilizado em todo o mundo.

304310 WinXPim1 Você ainda usa o Windows XP?

Sem dúvida alguma, o Windows XP é o mais “valente” entre todos os sistemas operacionais já lançados. Já faz mais de 10 anos que ele foi oficialmente lançado pela Microsoft e até a metade de 2011, ele continuava sendo a versão do Windows mais utilizada em todo o mundo. E não é por menos, ele trouxe diversos recursos inovadores, um visual arrojado e uma praticidade incrível para a sua época.

Depois dele, veio o Windows Vista, com uma série de incompatibilidades e falhas de segurança. Isso fez com que até mesmo quem já tinha migrado para o Vista, acabasse voltando para o Windows XP. No entanto, o Windows 7 resolveu todos esses problemas e está mais leve e bonito que seu antecessor. Até mesmo o Windows 8 já está a caminho e muitos usuários não abrem mão do Windows XP.

Quais as desvantagens de eu não me atualizar?

Você pode até pensar que se trata apenas de opinião pessoal, mas utilizar um sistema operacional tão superado atrasa o desenvolvimento de diversas áreas da computação. Para garantir a compatibilidade de quem utiliza o XP, os programas precisam utilizar bibliotecas mais genéricas, implicando em um consumo maior de memória e em uma menor eficiência.

Também é fato que o Windows XP não foi lançado inicialmente com a arquitetura 64 bits. Se você possui um processador dual-core, o XP não poderá fazer uso pleno da sua capacidade. Outra desvantagem é que os sistemas 32 bits reconhecem no máximo 3 GB de memória RAM (ou apenas 1 GB em alguns casos). Se você possui mais do que isso, estará desperdiçando memória ao utilizar o Windows XP.

Melhor apressar o passo

Ninguém é obrigado a trocar de sistema operacional, mesmo porque isso custa algum dinheiro. No entanto, a Microsoft já deixou claro que descontinuará o suporte ao Windows XP em abril de 2014. Ou seja, depois disso o sistema sofrerá cada vez mais com a incompatibilidade e poderá se tornar alvo fácil de invasores. Portanto, melhor ir se preparando para trocar de sistema operacional.