Menu

Saúde

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 16:52 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento para Vitiligo

Vitiligo Tratamento para Vitiligo

Foi desenvolvido um novo tratamento para o vitiligo, doença que acaba com células determinantes da cor da pele. O processo consiste em sessões de curetagem, onde a pele esbranquiçada passa por raspagem para reabilitar a cor natural.

Os especialistas ainda estudam o vitiligo com muito cuidado para entender suas causas e propor formas de tratamentos. A doença em si é caracterizada pela despigmentação da pele, que tende a se espalhar pelo corpo. Pessoas morenas e negras costumam sofrer com esse problema e buscam opções de cura ou mesmo meios que controle o avanço da patologia.

É baixo o índice de pessoas que sofrem com o vitiligo, apenas 1% da população, sendo que parte desenvolve a doença por questões genéticas. A maioria dos casos acontece a partir de queimaduras ou traumas que já acabam de certa forma comprometendo a pele. Entre as pessoas que já sofreram com o vitiligo vale lembrar o nome de Michael Jacson, o astro do POP apresentou um quadro muito sério.

Não há um motivo definido sobre as causas da doença que prejudica a aparência da pele, mas três hipóteses são levantadas pelos especialistas: associada a doenças imunológicas, a destruição das células melanocíticas pela cititóxica e causas neuroquímicas que interferem na produção de melanina.

O vitiligo apresenta sintomas visíveis, que de certa forma acaba comprometendo a aparência de uma pessoa com a despigmentação. As manchas se apresentam pelo corpo em tamanhos variados e são mais freqüentes em algumas partes do corpo, como mãos, axilas, pescoço, genitálias, braços e rosto. A doença não causa dores físicas, mas pode gerar sérios transtornos psicológicos e afetar o emocional da pessoa.

Como funciona o tratamento para vitiligo?

Depois de fazer o diagnóstico, que na verdade não sugere dificuldades, o médico orienta o doente sobre o tratamento. Normalmente as pessoas optam pela despigmentação das áreas restantes, principalmente quando mais de 50% do corpo é afetado pela patologia. As pessoas que apresentam despigmentação em apenas algumas partes do corpo são tratadas com minienxertos para melhorar a estética da pele.

Os dermatologistas ainda aconselham os portadores de vitiligo a ter certos cuidados com a pele despigmentada, como o uso de protetor solar para evitar as queimaduras causadas pelos raios ultravioletas nessas regiões mais sensíveis. As novas tecnologias estão contribuindo com o tratamento da doença, complementando a fotoquimioterapia.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.