Menu

Saúde

Atualizado em 1 de julho de 2009, às 13:02 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vitiligo – Doença da pele

Vitiligo Vitiligo   Doença da pele

Vitiligo é uma doença da pele que é caracterizada por sua despigmentação, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo. Também é possível que haja despigmentação do cabelo. Essa doença atinge 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. Eventualmente, o vitiligo surge após traumas e queimaduras solares.

As causas da doença ainda não foram esclarecidas.

O vitiligo não costuma demonstrar sintomas. A maioria dos pacientes procura um médico pelo transtorno estético que a doença ocasiona, porém, há quem consulte um médico em virtude das queimaduras solares nas áreas manifestadas.

O tratamento do vitiligo universal, com poucas áreas de pele normal, pode ser proposta a despigmentação das áreas restante de pele normal. Já para os pacientes com lesões pequenas, em número reduzido e nas fases iniciais da doença, pode ser proposto um tratamento tópico, que nas crianças, o resultado pode ser bastante favorável.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.