Vitaminas Que Previnem Problemas Cardíacos

PUBLICIDADE

Os problemas cardíacos afetam milhares de pessoas no mundo, isso porque elas não possuem hábitos de vida saudáveis e nem consomem os nutrientes que o organismo realmente necessita. A alimentação costuma fazer toda a diferença para prevenir doenças do coração, por isso vale à pena manter uma dieta equilibrada e nutritiva.

O coração humano pode ser danificado por diversos motivos, como desequilíbrio do colesterol, obesidade, estresse e tabagismo. Cada organismo tem um tipo de reação, mas os sintomas costumam ser típicos, como é o caso das dores no peito, tonturas, inchaços, fadiga, fraqueza, ansiedade, entre outros tantos sinais.

As pessoas demoram a identificar que sofrem de algum problema cardíaco, o que agrava ainda mais uma possível doença. Desse modo, assim que os primeiros sinais forem constatados, é necessário procurar assistência médica, fazer exames cardíacos para que assim um diagnóstico seja elaborado.

PUBLICIDADE

Um planejamento alimentar também pode ser favorável para quem deseja cuidar da suade e prevenir problemas cardíacos. Às vezes pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia fazem toda a diferença na vida de uma pessoa e afasta qualquer ameaça de infarto ou problemas cardíacos mais sérios.

Entre os nutrientes que ajudam a prevenir doenças do coração, aparecem as vitaminas. Essas substâncias agem de forma benéfica no organismo e ajudam a regular o funcionamento de todos os órgãos, inclusive do coração. O ato de bombear sangue para todo o corpo se torna mais eficiente e o indivíduo preserva a sua saúde.

As vitaminas que previnem problemas de coração pertencem ao complexo B e constituem um grupo de substâncias que resultam em benefícios para o corpo. Já está cientificamente comprovado que os componentes são eficazes no combate de ataques cardíacos e tornam o coração mais resistente.

Responsáveis por desempenhar papel importante no metabolismo celular, as vitaminas do complexo B são fundamentais para as funções orgânicas. O grupo é formado por B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, oito tipos diferentes que contribuem com a manutenção da saúde. Quando há carência de algum tipo de vitamina do complexo B, o corpo fica vulnerável a uma diversidade de problemas.

As vitaminas B para o coração são B6, B9 e B12, como revela uma pesquisa feita por cientistas americanos da Fundação Clínica Clevelad. Os componentes podem ser encontrados em vários alimentos e são grandes agentes na prevenção de ataques cardíacos. Até mesmo quem está tratando uma doença do coração precisa acrescentar vitaminas B no cardápio alimentar para apresentar melhoras no seu quadro.

As pessoas que se preocupam com a saúde devem conhecer a lista de alimentos que previnem doenças do coração e reformular os hábitos de vida. A vitamina B6, por exemplo, está presente no repolho, melão e leite. Já a B9 é encontrada nas frutas e verduras cruas. Os alimentos enriquecidos com B12 são vegetais verdes, cereais integrais e peixes. Além de reduzir as chances de infarto, a B12 também se revela eficiente no combate a anemia.

PUBLICIDADE

A falta de vitamina B no organismo resulta não só em problemas cardíacos, mas também no surgimento de diversas patologias. Quem não conseguir consumir a dose adequada de vitaminas através da alimentação pode ainda optar pelos suplementos alimentares.

Procure consumir vitaminas do complexo B nas quantidades adequadas e combine-as a outros nutrientes que também são fundamentais para o funcionamento do corpo. Em casos de carências, o coração ficará vulnerável a uma série de problemas, por isso as necessidades de cuidar da sua alimentação diariamente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.