Menu

Decoração

Atualizado em 5 de setembro de 2011, às 20:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Visual Sustentável: Ideias para Decoração Ecológica

264562 visual sustentavel ideias para decoração ecologica Visual Sustentável: Ideias para Decoração Ecológica

Já pensou em desenvolver uma decoração ecologicamente correta na sua casa? Então saiba que isso é possível com algumas idéias que estão chegando com tudo no mercado. O visual sustentável está na moda e promove uma série de melhorias na aparência de determinados ambientes residências. A proposta é reaproveitar materiais e trabalhar de forma criativa na decoração.

Há muitas formas de fazer uma decoração ecologicamente correta, sendo a reciclagem um dos principais métodos para conseguir os melhores resultados. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a aparência de cada cômodo é inovada, o projeto também consegue reutilizar materiais que iriam para o lixo.

Pensar numa decoração “mais verde” tem sido a busca de muitas pessoas. Para não tornar a residência cafona ou desequilibrada, é necessário verificar as melhores combinações de cores, materiais, formas e acabamentos. Usar recursos que não causam tantos danos ao meio ambiente também é uma maneira de fazer uma decoração sustentável.

264562 visual sustentavel ideias para decoração ecologica 2 Visual Sustentável: Ideias para Decoração Ecológica

Confira a seguir algumas idéias para decorar a casa com base numa proposta ecológica.

- Chão moderno e sustentável: escolha um revestimento produzido com materiais naturais e renováveis para a superfície. Os ecoprodutos estão fazendo grande sucesso no cenário de decoração, como é o caso da madeira de demolição e bambu.

- Aproveitando a luz natural: a claridade do dia pode garantir uma iluminação agradável nos ambientes e ajudar na economia com energia elétrica. Dessa forma, vale à pena apostar em janelas amplas e cortinas claras. No caso de ambientes totalmente fechados, as telhas de vidro podem ser úteis numa proposta ecologicamente correta.

- Renovar o mobiliário sem desperdício: para inovar a decoração nem sempre é necessário comprar móveis novos, basta planejar novamente o posicionamento dos itens no ambiente. Além de trocar de lugar, as peças que compõem o mobiliário podem ser recicladas com uma nova pintura ou restauração para decorar um determinado espaço da casa. Esta é a melhor idéia para quem busca espaços customizados.

264562 visual sustentavel ideias para decoração ecologica 1 Visual Sustentável: Ideias para Decoração Ecológica

- Objetos decorativos ecologicamente corretos: as peças responsáveis pela ornamentação da casa podem ser confeccionadas a partir da reciclagem. Aproveitar materiais como vidro, metal, plástico e papel é uma forma interessante de decorar sem agredir o meio ambiente. As peças confeccionadas com fibras naturais também são bem vindas na decoração. O estilo contemporâneo de decorar tem considerado a presença de objetos com design inovador para reproduzir o visual ecológico.

- Paredes sustentáveis: para fazer uma pintura moderna e de acordo com a proposta de decoração, procure usar tintas ecológicas. Enquanto as versões tradicionais possuem alta concentração de compostos químicos, os ecoprodutos são biodegradáveis, naturais e livres de toxinas que danificam o meio ambiente. Os painéis de parede ecológicos também representam uma solução moderna para forrar com bom gosto.

-Ornamentação com flores: vale a pena levar um pouco da natureza para dentro de casa, então aposte nos arranjos florais para melhorar a aparência de determinados cômodos.

- Elementos que devem ser evitados: numa casa com visual sustentável é recomendado evitar qualquer item de PVC e preferir o plástico reciclado se for o caso. Alguns tipos de tapetes e carpetes elevam os índices de poluição devido a concentração de corantes químicos e outras substancias usadas para o tratamento das peças, por isso é necessário evitá-los.

Use as sugestões para decorar o lar e não se esqueça de colocar em prática o bom gosto. As idéias não prejudicam a questão do estilo e contribuem com a preservação do planeta.