Vista cansada: como evitar, tratamentos, dicas

PUBLICIDADE
Nossos olhos foram feito para chegar aos 40 anos sem problemas.

Nossos olhos possuem prazo de validade, pois foram feitos pra durar, sem problemas, até os 40 anos. A partir de então nossa lente natural (o cristalino) acaba perdendo sua capacidade de se contrair e relaxar efetivamente para se adaptar às diferentes distâncias e produzir imagens nítidas. Nesse momento pode ocorrer a chamada “fadiga visual”, conhecida popularmente como “vista cansada”, que recebe o nome técnico de presbiopia.

Sintomas

Os pacientes costumam se queixar de dificuldade de leitura e perda da nitidez e conforto visual; necessidade em ter maior iluminação; necessidade de afastar os objetos para poder enxergar melhor e, em alguns casos, pode haver coceira e ardência ocular.

Tratamentos

Ainda não foi descoberto um tratamento definitivo para resolver de uma vez por todas com esse problema, mas o estudo dos olhos avançou de maneira que hoje é possível optar entre várias formas de correção, sendo que todas apresentam excelentes resultados. Confira.

PUBLICIDADE
  • Lentes multifocais

O uso de óculos é uma ótima opção para corrigir o problema de vista cansada de pessoas como executivos e profissionais liberais, uma vez que, nesse tipo de labor, é indispensável deixar de encarar a tela do computador com certa frequência. A confecção das lentes é personalizada, para se adaptar às necessidades de cada pessoa.

  • Lentes de contato

Pesquisas do campo visual afirmam que uma discreta diferença visual entre os dois olhos é bem tolerada pelo cérebro, desde que respeite os limites exigidos para cada pessoa. Por isso, o uso de lentes de contato, onde um olho é focado para longe, enquanto outro é para perto, pode ser uma boa solução do problema. Outra alternativa, ainda dentro dessa categoria de tratamento, é o uso de lentes de contato bifocais, que podem apresentar maior dificuldade de adaptação para algumas pessoas.

Com o tempo é necessário uma distância cada vez maior para enxergar bem.
  • Cirurgia a laser

Pessoas que já apresentavam hipermetropia e faziam uso de óculos, antes dos 40 anos, podem se beneficiar com a cirurgia refrativa com Excimer Laser, que é um procedimento pouco invasivo, prático de ser realizado e muito eficiente.

  • Lentes intraoculares

É uma opção terapêutica bem avançada, que também serve para corrigir outros problemas de visão. Uma nova lente é implantada no olho, substituindo o cristalino, podendo, até mesmo, livrar o paciente da necessidade de usar óculos.

Dicas para adiar o problema

Confira algumas medidas simples, que podem aumentar a “vida útil” do cristalino e garantir uma visão perfeita por mais tempo:

  1. Opte por ler textos longos sempre impressos, e não em telas de computadores, celulares ou tablets;
  2. Opte por usar aparelhos com tela de alta resolução;
  3. Aumente o tamanho das letras no computador, quando for ler alguma coisa;
  4. Evite usar o óculos de leitura o tempo todo;
  5. Deixe de ler textos longos em locais pouco iluminados ou quando estiver muito cansado.
O uso de lentes corretivas é uma forma de tratamento.

O jeito é prestar uma atenção especial com nossa visão e, mediante o aparecimento de algum sintoma suspeito, não deixar de procurar atendimento especializado.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.