Tecnologia

Vírus que rouba contas do Facebook

Por Andre

Os usuários da rede social mais popular da atualidade devem ficar atentos a uma praga virtual que tem atacado diversos membros do serviço, fazendo com que eles percam o acesso ao seu perfil no Facebook e, por consequência, todas as informações e contatos armazenados na conta.

Uma velha praga virtual voltou a ameaçar os usuários da rede social mais popular da atualidade (Foto: Divulgação)

O alerta vem da empresa de segurança McAfee, especializada no mundo virtual, que em seu relatório mais recente a respeito das ameaças globais na internet, informa que o vírus que rouba contas do Facebook, detectado pela primeira vez no ano de 2008, voltou a atacar com toda a sua força no primeiro semestre de 2013.

Trata-se do Koobface, uma praga virtual que faz parte do gênero conhecido como “vírus de redes sociais”, que triplicou o seu número de ataques nos três primeiros meses desse ano, segundo a McAfee Labs, mostrando que as redes sociais ainda são um campo farto para os criminosos virtuais.

Como age o vírus Koobface

O Koobface age sob a forma de uma mensagem supostamente enviada por algum conhecido, e se instala no PC roubando login e senha do Facebook (Foto: Divulgação)

De acordo com a McAfee, o Koobface, vírus que rouba contas do Facebook, se espalha através de mensagens enviadas para toda a lista de contatos de um perfil que já está contaminado.

Na mensagem, supostamente enviada por algum conhecido, o usuário é levado a clicar em um link para ver um determinado tipo de vídeo. Caso a pessoa caia na armadilha, um programa é executado em seu computador e pedirá que ela atualize o player de vídeo.

Se o dono do perfil aceitar a sugestão de atualização, um programa de código malicioso será instalado, roubando login e senha do Facebook e enviando os dados para cibercriminosos, que poderão fazer o que quiser com eles.

Como se proteger do vírus que rouba contas do Facebook

Não abrir mensagens suspeitas e manter um antivírus atualizado são algumas das formas de se proteger do vírus do Facebook (Foto: Divulgação)

Se você está se perguntando como se proteger do vírus que rouba contas do Facebook, a primeira dica é ficar bastante atento às mensagens recebidas por meio das redes sociais, principalmente se elas vierem acompanhadas de links estranhos.

Mesmo que elas tenham sido enviadas por alguém de confiança, é recomendável não clicar em tais links. O melhor a se fazer é entrar em contato com a pessoa que lhe enviou a mensagem para questionar se realmente foi ela que distribuiu o link e do que se trata. Caso ela não saiba de nada, não pense duas vezes em apagar a mensagem.

Além disso, escolha um dos antivírus gratuitos, instale-o em seu PC e não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado, pois assim a sua máquina estará protegida também de outras ameaças virtuais, como o vírus que ataca pelo Skype, que tem causado estragos entre os usuários do comunicador da Microsoft.

Recomendado para você

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

2 respostas para “Vírus que rouba contas do Facebook”

  1. renata disse:

    vo para um casa mento nao cei oque visti?

  2. iara disse:

    obrigada pelo alerta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *