Tecnologia

Vírus que rouba contas do Facebook

Por Andre

Os usuários da rede social mais popular da atualidade devem ficar atentos a uma praga virtual que tem atacado diversos membros do serviço, fazendo com que eles percam o acesso ao seu perfil no Facebook e, por consequência, todas as informações e contatos armazenados na conta.

Uma velha praga virtual voltou a ameaçar os usuários da rede social mais popular da atualidade (Foto: Divulgação)

O alerta vem da empresa de segurança McAfee, especializada no mundo virtual, que em seu relatório mais recente a respeito das ameaças globais na internet, informa que o vírus que rouba contas do Facebook, detectado pela primeira vez no ano de 2008, voltou a atacar com toda a sua força no primeiro semestre de 2013.

Trata-se do Koobface, uma praga virtual que faz parte do gênero conhecido como “vírus de redes sociais”, que triplicou o seu número de ataques nos três primeiros meses desse ano, segundo a McAfee Labs, mostrando que as redes sociais ainda são um campo farto para os criminosos virtuais.

Como age o vírus Koobface

O Koobface age sob a forma de uma mensagem supostamente enviada por algum conhecido, e se instala no PC roubando login e senha do Facebook (Foto: Divulgação)

De acordo com a McAfee, o Koobface, vírus que rouba contas do Facebook, se espalha através de mensagens enviadas para toda a lista de contatos de um perfil que já está contaminado.

Na mensagem, supostamente enviada por algum conhecido, o usuário é levado a clicar em um link para ver um determinado tipo de vídeo. Caso a pessoa caia na armadilha, um programa é executado em seu computador e pedirá que ela atualize o player de vídeo.

Se o dono do perfil aceitar a sugestão de atualização, um programa de código malicioso será instalado, roubando login e senha do Facebook e enviando os dados para cibercriminosos, que poderão fazer o que quiser com eles.

Como se proteger do vírus que rouba contas do Facebook

Não abrir mensagens suspeitas e manter um antivírus atualizado são algumas das formas de se proteger do vírus do Facebook (Foto: Divulgação)

Se você está se perguntando como se proteger do vírus que rouba contas do Facebook, a primeira dica é ficar bastante atento às mensagens recebidas por meio das redes sociais, principalmente se elas vierem acompanhadas de links estranhos.

Mesmo que elas tenham sido enviadas por alguém de confiança, é recomendável não clicar em tais links. O melhor a se fazer é entrar em contato com a pessoa que lhe enviou a mensagem para questionar se realmente foi ela que distribuiu o link e do que se trata. Caso ela não saiba de nada, não pense duas vezes em apagar a mensagem.

Além disso, escolha um dos antivírus gratuitos, instale-o em seu PC e não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado, pois assim a sua máquina estará protegida também de outras ameaças virtuais, como o vírus que ataca pelo Skype, que tem causado estragos entre os usuários do comunicador da Microsoft.

Recomendado para você
Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Comentários
  1. iara disse:

    obrigada pelo alerta!!!

  2. renata disse:

    vo para um casa mento nao cei oque visti?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *