Tecnologia

Vírus no Whatsapp: como remover, saiba mais

Por Andre

Contando com mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo, que trocam 25 bilhões de mensagens em média, a cada dia, o WhatsApp é, atualmente, um dos principais aplicativos de mensagens instantâneas para dispositivos móveis.

O WhatsApp virou um dos alvos preferidos de criminosos virtuais (Foto: Divulgação)

Compatível com diversos sistemas operacionais móveis, entre os quais os populares Android e iOS, o programa se transformou em uma ótima alternativa ao SMS, já que não cobra nada pelo envio e o recebimento de mensagens, funcionando a partir da internet (3G, 4G ou Wi-Fi).

Diante de toda essa popularidade, o WhatsApp tem se tornado alvo frequente da ação de criminosos virtuais, que passaram a utilizar o aplicativo para disseminar spams, vírus e outros tipos de golpes.

A notícia mais recente de vírus no WhatsApp foi dada pela Avira, empresa alemã especializada em segurança digital, que relatou a ação de um malware que tem circulado entre os usuários do famoso app, simulando uma mensagem de voz supostamente enviada por algum contato.

Como age o Trojan Kuluoz A.27

O mais novo golpe vem sob a forma de uma suposta mensagem de voz (Foto: Divulgação)

Para fazer com que o usuário caia facilmente na armadilha, esse novo vírus do WhatsApp circula simulando o novo recurso oferecido pelo programa. A vítima recebe uma mensagem, com o título “Você tem uma nova mensagem de voz” ou com as variações “1 Nova Mensagem de Voz” ou “4 Nova Mensagem de Voz”, acompanhada de um botão “Play”.

Ao clicar nele, o usuário é direcionado a um site falso, onde a suposta mensagem de voz deve ser baixada para o seu celular. No entanto, o download será, na verdade, de um programa malicioso, que esconde diversos perigos.

Conforme a Avira, o malware em questão, a ser baixado no link falso, é o trojan Kuluoz A.27, desenvolvido para roubar senhas e outros tipos de dados pessoais em dispositivos infectados, trazendo vários riscos para os usuários do WhatsApp.

Como remover vírus no WhatsApp

Ficando mais atento às mensagens recebidas, você pode evitar a contaminação do seu celular (Foto: Divulgação)

Se você está querendo saber como evitar ser infectado por vírus no WhatsApp, a primeira dica é ficar atento ao receber mensagens contendo um dos títulos citados acima. Vale lembrar que as mensagens de voz do WhatsApp são reproduzidas dentro do próprio aplicativo, sem a necessidade de baixá-las em fontes externas.

Ou seja, caso chegue ao seu smartphone uma mensagem semelhante às mencionadas no texto, delete-a imediatamente, pois assim você evita qualquer risco de contaminação. Além disso, também é possível bloquear o contato que a enviou, principalmente se for algum desconhecido. Para tanto, é só ir às configurações do app, acessar as opções de conversa e colocar o contato na aba “Bloqueados”.

Já nos casos em que o usuário baixou o malware, uma boa opção para remover vírus no WhatsApp é contar com a ajuda de um antivírus para dispositivos móveis, como o próprio Avira, o avast! e o Karspersky Mobile Security, entre outros apps.

Recomendado para você

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *