Tecnologia

Vírus no Whatsapp: Prevenção, Como Remover o Vírus

Por Andre

Contando com mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, que trocam 35 bilhões de mensagens em média, a cada dia, o WhatsApp é, atualmente, um dos principais aplicativos de mensagens instantâneas para dispositivos móveis. No APP existem pessoas mais intencionadas que espalham Vírus no Whatsapp para roubar dados ou danificar seu aparelho. Saiba como se prevenir de vírus e também como remove-lo do seu aparelho.

Vírus no Whatsapp
O WhatsApp virou um dos alvos preferidos de criminosos virtuais (Foto: Divulgação)

Vírus no Whatsapp

Compatível com diversos sistemas operacionais móveis, entre os quais os populares Android, Windows PhoneBlack Berry e iOS, o programa se transformou em uma ótima alternativa ao SMS, já que não cobra nada pelo envio e o recebimento de mensagens, funcionando a partir da internet (3G, 4G ou Wi-Fi).

Diante de toda essa popularidade, o WhatsApp tem se tornado alvo frequente da ação de criminosos virtuais, que passaram a utilizar o aplicativo para disseminar spams, vírus e outros tipos de golpes.

Para que você consiga identificar o vírus encaminhado à você, é necessário atenção a mensagens estranhas, geralmente elas vem seguida de um “Botão” chamativo para fazer você clicar nele. Fique atento em mensagens como:

  • Pedindo para que você encaminhe seus dados pessoas como conta bancária, números de CPF e RG, nome de familiares, datas de aniversário e senhas;
  • Mensagens que tenham um link suspeito;
  • Mensagens informando que você deverá pagar para usar o APP.

Caso receba mensagens semelhantes de algum contato seu, certifique-se com o remetente da mensagens e questione a veracidade da informação. É indicado que dados sigiloso não sejam informados através do APP, para poder evitar transtornos futuros.

Prevenção contra vírus do WhatsApp

Se você está querendo saber como evitar ser infectado por vírus no WhatsApp, a primeira dica é ficar atento ao receber mensagens contendo um dos títulos citados acima. Vale lembrar que as mensagens de voz do WhatsApp são reproduzidas dentro do próprio aplicativo, sem a necessidade de baixá-las em fontes externas.

Ou seja, caso chegue ao seu smartphone uma mensagem semelhante às mencionadas no texto, delete-a imediatamente, pois assim você evita qualquer risco de contaminação. Além disso, também é possível bloquear o contato que a enviou, principalmente se for algum desconhecido. Para tanto, é só ir às configurações do app, acessar as opções de conversa e colocar o contato na aba “Bloqueados”.

Já nos casos em que o usuário baixou o malware, uma boa opção para remover vírus no WhatsApp é contar com a ajuda de um antivírus para dispositivos móveis, como o próprio Avira, o avast! e o Karspersky Mobile Security, entre outros apps.

Recomendado para você
Tecnologia

Itelefônica Webmail

Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *