Menu

Comportamento

Atualizado em 10 de agosto de 2012, às 8:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Violência doméstica, como denunciar

A violência doméstica está presente em todos os ambientes. Veja quais as vantagens de denunciar uma agressão.

Segundo dados do disque denúncia, a violência domestica é o segundo tipo de violência mais denunciado atualmente. Para se ter uma ideia, apenas entre os anos de 2005 e 2006, foram registradas cerca de 20 mil queixas. Estas envolviam desde maus tratos contra idosos, mulheres, portadores de deficiência física, criança e, até mesmo, contra jovens. No intuito de incentivar cada vez mais as pessoas a denunciarem a violência doméstica, separamos algumas informações sobre como proceder.

499674 Infelizmente a viol%C3%AAncia domestica ainda faz parte da nossa realidade. Violência doméstica, como denunciar Infelizmente a violência doméstica ainda faz parte da nossa realidade. (Foto: Divulgação)

Saiba como denunciar o assédio moral no trabalho

Compreendendo o significado da violência doméstica

A violência doméstica é o resultado da agressão física ou psicológica contra algum familiar. No entanto, a agressão geralmente ocorre contra o companheiro ou a companheira. A importância da sua relevância é o sofrimento trazido pelo ato às pessoas que sofrem a agressão. Em alguns casos, isso pode impedir o bom desenvolvimento físico e mental da vítima. Vale lembrar que a violência doméstica envolve:

  • Violência psicológica;
  • Violência física;
  • Violência verbal;
  • Violência econômica;
  • Violência sexual;
  • Negligência, entre outras.

Conheça mais detalhes sobre os tipos de violência

  • Violência física – esse tipo de violência é caracterizado pela agressão da vítima;
  • Violência psicológica – esse tipo de violência é caracterizado por humilhação, discriminação, rejeição, falta de cuidado e dedicação;
  • Violência verbal– em geral, esse tipo de violência acontece associada a violência psicológica. Ela se caracteriza pela depreciação e utilização de insultos de modo a ferir a vítima;
    499674 Disturbio emocional ou f%C3%ADsico pode ser manifestado pela violencia domestica. Violência doméstica, como denunciar Distúrbio emocional ou físico pode ser manifestado pela violência doméstica.(Foto: Divulgação)
  • Violência sexual – em geral, essas vítimas tendem a esconder o acontecido por medo de ser reprimido, ou mesmo, sofrer outro tipo de violência;
  • Negligência – esse tipo de violência envolve a não satisfação a necessidades básicas. Os danos ocasionados podem ser permanentes.

Saiba como denunciar a violência doméstica

A melhor forma de denunciar a violência doméstica é através do disque denúncia, mais especificamente pelo Núcleo de Violência Doméstica (NVD). Nele, estão disponíveis equipes treinadas que sabem agir, assim como interagir com o denunciante. Através das ligações, eles também oferecem cursos sensibilizadores, além de palestras informativas. Tudo isso serve de auxílio às vitimas, ou a outros denunciantes, por exemplo um vizinho ou um familiar do agredido.

499674 A melhor forma de denunciar %C3%A9 atrav%C3%A9s do disque denuncia. Violência doméstica, como denunciar A melhor forma de denunciar é através do disque denúncia.(Foto: Divulgação)

Muitas pessoas ainda sofrem violência doméstica em nosso meio. E isso persiste, pelo simples fato de as vítimas terem medo de denunciar seus agressores. Para auxiliar no aumento das denúncias, de modo a punir de forma adequada os agressores, o disque denúncia disponibiliza um setor voltado apenas para esses fatos. Após conhecer um pouco mais a respeito, basta criar coragem e por um fim no sofrimento.

A lei Maria da Penha vale mesmo sem queixa da vítima – saiba mais