Menu

Culinária

Atualizado em 13 de setembro de 2012, às 4:50
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vinho doce: como consumir, dicas

Saiba mais sobre os vinhos doces e confira dicas de como consumi-lo fazendo várias combinações.

O consumo de vinho no Brasil cresce aos poucos, sendo atualmente os preferidos os tintos e espumantes. O vinho doce é uma excelente bebida feita de uma colheita tardia e apesar de ser deliciosa, a maioria das pessoas prefere não comprar por não saber como degustar. Pensando nisso, selecionamos dicas de como consumir vinho doce.

512356 O vinho doce é feito de uma safra de uvas mais maduras Fotodivulgação. Vinho doce: como consumir, dicas O vinho doce é feito de uma safra de uvas mais maduras (Foto: divulgação).

Vinhos doces

Os vinhos doces são assim chamados por apresentam grande quantidade de açúcar residual, variando de acordo com a quantidade de álcool e o método utilizado para fabricação da bebida. Os melhores vinhos doces são aqueles naturais, feitos a partir de métodos que utilizam maior concentração de açúcar da própria uva.

Muitas pessoas deixam de comprar esse delicioso vinho por não saberem a forma de degustá-lo. Porém, os vinhos doces são saborosos e podem ser consumidos com várias combinações, dando ainda mais doçura a bebida.

Quando pensamos em vinho doce, logo visualizamos uma taça de bebida acompanha por uma deliciosa sobremesa. Porém, isso não é uma regra para o consumo do vinho doce. Apesar de se tornarem mais saborosos quando consumidos com sobremesas, várias combinações podem ser feias com ele.

512356 Os vinhos doces são ótimos para serem consumidos com doces e salgados Fotodivulgação. Vinho doce: como consumir, dicas Os vinhos doces são ótimos para serem consumidos com doces e salgados (Foto: divulgação).

Veja também dicas de como escolher um bom vinho 

Dicas de como consumir vinho doce

1. O vinho doce combina muito bem quando acompanhado com sobremesas, como as geleias doces;

2. A doçura da comida deve combinar com o vinho, dessa forma, a bebida deve ser tão doce quanto o alimento ou até mesmo um pouco mais;

3. Se a comida for mais doce, o vinho se tornará fraco e com sabor azedo. Muitas vezes, por ser doce, o próprio vinho já se torna uma sobremesa;

4. O vinho doce pode ser combinado com comidas salgadas, pois a mistura oposta de dois sabores resulta em ótimo sabor;

5. Os queijos e pães acompanhados de geleias salgadas são ótimas opções para serem consumidas com vinho doce;

6. O vinho deve ser tomado ao final de uma refeição e ser servido a uma temperatura de nove ou dez graus;

7. Depois de aberta a garrafa, o vinho deve ser consumido em até três dias, mantendo-o em ambiente refrigerado e bem armazenado.

512356 O vinho doce pode ser consumido com várias combinações Fotodivulgação. Vinho doce: como consumir, dicas O vinho doce pode ser consumido com várias combinações (Foto: divulgação).

Saiba também como escolher o vinho certo para cada ocasião 

Os vinhos doces são ótimas opções para quem aprecia uma bebida mais suave e delicada. Eles podem ser consumidos de várias formas, combinadas com refeições doces e até mesmo salgadas. Depois de abertos, devem ser consumidos em até três dias sobre refrigeração adequada para não perder a qualidade e o sabor. Aposte nessa bebida deliciosa.