Menu

Carros

Atualizado em 22 de agosto de 2012, às 7:44 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Vidro embaçado no carro: como resolver

Com essas dicas, você vai conseguir manter o vidro do carro desembaçado e dirigir com mais segurança.

Muitos motoristas não sabem o que fazer quando o vidro do carro embaça. Se você também fica incomodado com esta situação, saiba que é possível resolvê-la com algumas dicas e, assim, garantir sua segurança ao volante.

504377 Vidro embaçado no carro – como resolver Vidro embaçado no carro: como resolverO embaçamento ocorre quando o ar dentro do carro está mais quente do que o ar de fora. (Foto: Divulgação)

Esse fenômeno acontece quando o ar de dentro do veículo está mais quente que o ar de fora. Ao entrar em contato com o vidro, que está frio, esse ar quente acaba se transformando em gotículas de água. Para solucionar o problema, muitos motoristas utilizam um paninho, alternativa ineficiente e que ainda atrapalha a condução do automóvel.

Outra estratégia bastante adotada é passar sabão no vidro, o que também não resolve, já que o sabão pode manchar. Assim, além de embaçado, você vai ficar com o vidro manchado, aumentando ainda mais a sua dor de cabeça.

Veja também: Como limpar os vidros sem manchar.

Como evitar

504377 Vidro embaçado no carro – como resolver1 Vidro embaçado no carro: como resolverEvitar andar com as janelas fechadas ajuda a impedir que os vidros fiquem embaçados.(Foto: Divulgação)

Para evitar este tipo de problema, você não precisa fazer nenhuma mágica, basta não viajar com a temperatura interna do carro muito alta e com os vidros fechados. Mantendo os vidros abertos, o ar de fora vai impedir a condensação do ar de dentro no vidro, fazendo com que ele não fique embaçado.

Outra alternativa é comprar um produto especial que evita a condensação da umidade. Ele pode ser encontrado em postos de combustíveis ou em lojas automotivas. Com este produto, você pode andar com os vidros fechados sem ter que se preocupar.

Como resolver

504377 Vidro embaçado no carro – como resolver2 Vidro embaçado no carro: como resolverEstratégias como limpar o vidro apenas com um pano ou com a mão podem piorar ainda mais o problema.(Foto: Divulgação)

Caos esteja dirigindo e o vidro comece a embaçar, você pode resolver o problema colocando em prática as seguintes orientações.

• Coloque a saída de ar na opção “desembaçador” e feche todas as outras saídas;

• Baixe a temperatura da ventilação ou ligue o ar condicionado;

• Depois que o vidro desembaçar, ande com as janelas abertas e deixe o ar circular dentro do carro;

• Com o vidro desembaçado, coloque um pouco de uma solução com xampu para cabelo seco em um pano limpo e passe por toda a superfície do vidro;

• Você também pode cortar uma batata e passá-la no vidro por dentro e por fora do carro;

Receita de limpa vidros caseiro.

• Outra opção é preparar uma solução de duas medidas de água para uma de vinagre branco. Em seguida, umedeça um pedaço de jornal nesta preparação e passe no vidro. Então, é só retirar o excesso com um pano seco.

A não ser que seja uma emergência, evite usar apenas um pano ou a mão para limpar o vidro, pois isso vai transformar a umidade em gotas e fazer com que ele fique sujo. Lembre-se que com o vidro desembaçado você vai poder dirigir com muito mais tranquilidade e segurança. Por isso, invista nessas dicas!