Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse

Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse

O Vick Vaporub é um dos medicamentos mais utilizados para tratar a tosse e outros sintomas do resfriado e da gripe, podendo ser bastante útil para pessoas de praticamente todas as faixas etárias.

Vick Vaporub - Dicas para tratar a Tosse (Foto Ilustrativa)
Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse (Foto Ilustrativa)

Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse

Produzido pela Procter & Gamble, o medicamento consiste em um bálsamo que traz, em sua fórmula, mentol, cânfora e óleo de eucalipto, substâncias que relaxam e acalmam os sintomas dos resfriados, permitindo que você se recupere mais rápido.

O medicamento pode ser usado, por exemplo, para descongestionar o peito e eliminar as dores musculares provocadas por gripes e resfriados, além de ser muito requisitado para aliviar a tosse, que pode persistir por vários dias, mesmo após você ter se curado do resfriado.

O Vick Vaporub pode ser utilizado por pessoas de quase todas as faixas etárias (Foto: Divulgação P&G)
O Vick Vaporub pode ser utilizado por pessoas de quase todas as faixas etárias (Foto: Divulgação P&G)

Como usar Vick Vaporub para tosse? Uma das maneiras mais conhecidas de utilizar essa famosa pomada para aliviar a tosse é passá-la nas regiões do peito, pescoço e nas costas (a aplicação de uma camada fina do produto pode ser feita três vezes ao dia).

De acordo com a fabricante, o produto combina diferentes substâncias aromáticas e libera vapores medicinais que aliviam a congestão nasal e a tosse. Ainda conforme a P&G, a combinação de mentol, cânfora e eucalipto é reconhecida pela FDA (órgão responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos nos EUA) como eficiente e segura para o tratamento sintomático da tosse.

Outra receita caseira para aliviar tosse com Vick Vaporub é espalhar a pomada sobre a planta dos pés, cobrindo-os, a seguir, com meias. Esse método, bastante popular, ajuda a tratar mesmo a tosse mais persistente e forte, proporcionando momentos mais calmos e relaxantes.

Contraindicações do Vick Vaporub

A aplicação deve ser feita nas costas e no pescoço, três vezes ao dia, além dos pés (Foto Ilustrativa)
A aplicação deve ser feita no peito, nas costas e no pescoço, três vezes ao dia, além dos pés (Foto Ilustrativa)

Os tratamentos com Vick Vaporub não devem ser feitos pelas pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula. Além disso, o uso do produto não é recomendado para crianças menores de 2 anos de idade.

Como tratar a tosse – outras dicas

Outros cuidados simples ajudam a aliviar a tosse (Foto Ilustrativa)
Outros cuidados simples ajudam a aliviar a tosse (Foto Ilustrativa)

Vick Vaporub alivia tosse, mas também existem diversas outras dicas para tratar a tosse, como:

  • Fazer uso de balas ou pastilhas para garganta.
  • Ingerir bebidas mornas (acalma e traz bem-estar).
  • Usar vaporizador para aumentar a umidade no ar e aliviar a garganta seca.
  • Evitar fumar e não ficar em locais onde há muita fumaça (de tabaco, de carros, etc).
  • Dependendo do caso, pode ser necessário o uso de xarope para tosse ou outro tipo de remédio, sempre com recomendação médica.

Cuidados com a Tosse

Ao contrario que muitos acham a tosse é muito perigosa quando persiste por vários dias. Algumas tosses podem ser sintomas podem ser devido a doenças graves, mas geralmente doenças com sintomas de tosses podem ser perigosas e muitas pessoas não dão se preocupam como devem.

Há também algumas tosses que são provocados por bronquite asmática e quase 89% das pessoas teimam em dizer que não é bronquite muito menos asma. Mas não é bem assim.

A tosse prolongada pode significar sim bronquite asmática. “Mas eu nunca tive e não tenho bronquite asmática!” Você primeiro precisa ter certeza se realmente não é asma, acredite a tosse persistente pode ser sim asma e pode piorar muito se você não procurar um médico.

Mesmo que em sua vida de infância ou adolescente nunca ocorreu casos como você é bom ter cuidado. A bronquite asmática pode ser aquirida por meio de alergias das seguintes situações:

  • adquirir alergia à mofo, especialmente em lugares onde a chuva é contaste
  • alergia a pelo de animais. Aqui é bom destacar um fato muito importante. Nem todos tem alergia a pelo de animais, e é muito difícil contrair esse tipo de alergia se você higieniza seu animal e cantinho onde ele vive. Manter a casa sempre limpa nunca deixar você contrair esse tipo de alergia.
  • pessoas com renite alérgica também pode contrair bronquite asmática. Cuide do seu ambiente.
  • lugares onde há muita fumaça
  • exposição constante ao frio sem proteção constante.

Essas são apenas algumas das probabilidades que você talvez possa contrair bronquite asmática. Nesse caso PROCURAR SEU MÉDICO é única maneira e mais segura para você tomar ou aplicar qualquer remédio.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Recomendado para você
Bem Estar

Emagrecer com erva-mate

Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Bem Estar

Ínguas: o que pode ser

Saúde

Chá do Sol – Conheça os Benefícios e Como Preparar

Comentários
  1. Mara Polo disse:

    Uso Vick a muitos anos, serve pra tudo, melhor que bom bril. Mas gostaria de comentar que as latinhas são muito ruins para abrir. Vocês já pensaram em colocar o Vick Vaporub em bisnaga, como pomada. Seria muito mais prático para se usar. Pensem com carinho nesta possibilidade. Um abraço a todos que fazem parte desta familia.

  2. Onivia disse:

    Gostaria de saber o que aconteceu com o produto BABYBALM, é um produto excelente, uso na minha filha desde bebezinha, mas há mais de um ano que procuro em várias farmacias, cidades e até mesmo em outros estados e não encontro. Dava um alivio muito rápido, eficiente, sem agredir em nada a criança. Por sorte havia comprados vários e mantive bem conservados e usei o produto até pouco tempo, mas não o tenho mais, mas minha filha de 6 anos continua tendo crises fortes, mas não temos o alivio tão eficiente como com BABY BLAM. POR FAVOR ajudem, esclareçam, o que aconteceu, por que um produto tão bom simplismente desaparece????????

  3. Marcela disse:

    Gostaria de agradecer a dica do vicky pois meu filho acordou esta madrugada com muita tosse, aquela de engasgar que deixa qualquer mãe super preocupada, dei abrilar mas não funcionou, fiz tapotagem, mas tb n adiantou, recorri a tudo e então resolvi abrir a internet e saber como parar uma tosse e graças a deus abri diretamente nesta dica do vicky , passei na planta dos pés e ele dorme igual um anjinho…..!!!! Obrigada!!!!!! Funciona de verdade e com certeza farei sempre…!!!!

  4. Meire Canola disse:

    Impressionante o efeito do Vick….passo sempre na planta dos pézinhos do meu filho de 04 anos qdo está com tosse e ela para imediatamente!! Ahhh….já passei tbém na planta dos pés do meu filho mais velho de 19 anos e o efeito é o mesmo!! Vale a pena!
    Abril/2010

  5. silvana disse:

    oi eu vou fazer esta dica hoje para tosse,porque faz uma semana que eu estou com tosse e dormindo longe do meu marido,se der certo eu falo ok ,obrigado.

  6. renata araujo disse:

    galera funciona de verdade,minha filha dormiu a noite toda….obrigado pela dica,muito bom….

  7. cris disse:

    É realmente infalível, depois de muitas outras tentativas, descobri que é a melhor forma de acabar com a tosse! Comecei a usar na minha filha de 9 anos…td de bom…

  8. cris disse:

    É realmente infalível, depois de muitas outras tentativas, descobri que é a melhor forma de acabar com a tosse! Comecei a usar na minha filha de 9 anos…td de bom… hj meu marido começou a tossir muuuuuuito mas o vick na sola dos pés foi tiro e queda! valeu…

  9. Eduardo disse:

    Boa noite. Eu queria experimentar esta noite, porque já quase não durmo há 3 dias, mas não tenho aqui Vick Vaporub, será que há outro produto idêntico que me possam dizer?

  10. madalena amaral disse:

    Gastaria de saber se fará mal por o vick vaporub na planta dos pés de bebe de 10 meses obrigada

  11. camila disse:

    Madalena, não tem problema não, liguei pro pediatra da minha filha, que tem 5 meses, e ele disse que eu podia passar vick nos pezinhos dela, sim. Passei ontem à noite e ela não tossiu nada, nada!

  12. Clarice Monteiro disse:

    Meu filho de quase 2 anos, estava febril e muito gripado, com dificuldade para respirar e dormir.Passei Vick nos pés dele e coloquei uma meia.Resultado: Ele dormiu super bem e no dia seguinte já havia melhorado 80%.

  13. Gleici G. disse:

    Comigo não funcionou!!! ='( Faz Mais de uma semana que eu e meu filho de 1 ano e 8 meses estamos com uma tosse terrível! Jah levei ele em 2 pediatras, passaram um monte de remédios, ja deram injeção e nada resolveu. Vi que era bom passar o Vick.. Mas comigo não deu certo. Nem comigo e nem com ele!! =(

  14. Lidia disse:

    Estou escrevendo para dizer que ontem me senti bem melhor após utilizar o vick na palma dos pés. A tosse realmente teve uma diminuição significativa, sem contar que a sensação de conforto é espetacular. Dormi muito bem durante a noite inteira e hoje continuo cuidando da gripe e sinto que com o passar das horas, estou melhorando.

  15. gisele disse:

    oi…..tenho quase que a certeza que minha mãe passou muito mal…usando vick nas plantas dos pés….ela tava com muita tosse…e tb com inicio de tratamento de larintite…..ai acho que foi pior…nos dois dias que passou a tosse sumiu …mas não conseguia nem levantar….e minha irmão tb fez o mesmo……e tb ficou bem atordoada…ela não tem labirintite…só foi parar de usar que a tontura passou……que susto…minha ficou muito mal…acho que entra na corrente sanguínea e altera a pressão, as duas tem quadro de pressão um pouco alterado….acho que não é bom para pessoas com hipertensão

  16. Erika horta disse:

    Minha Mae sempre usou vick em mim quando tossia muito! E sempre faço isso com meus filhos, mas meu marido sempre falou que era crendice popular. Essa noite tivemos muito trabalho com meu filho, tossia tanto que vomitou 4 vezes. Nem água segurava no estômago. Fiz nebulizaçao, dei bambec, antux, enfim usei todas as possibilidades que a medica me deu! Resolvi provar pro meu marido que vick ia resolver e foi o q aconteceu. Meu filho só parou de tossir depois que fiz massagem com vick nos pés e peito. O resultado é
    Muito rápido!

  17. Geo Hayvanon disse:

    Já não aguento mais tanta tosse. Tomei 2 frascos de xarope e nada! Vou experimentar essa dica. Espero em Deus que dê certo. Pois, nem estou dormindo com meu marido, porque sei que incomoda demais. Além do nosso bebê dormir no nosso quarto. Voltarei, para dizer se deu certo ou não.

  18. LOYANI disse:

    VICK FUNCIONA MESMO…MINHA FILHA TINHA UMA TOSSE QUE NENHUM REMEDIO QUE OS MEDICOS RECEITAVAM RESOLVIAM PODE APOSTAR NO VICK ELE É BOM MESMOOO……

  19. reza disse:

    vick e muito bom mesmo
    minha filha acabou de dormi sem tosse depois das
    dicas empresionate

  20. claudio natal disse:

    GENTE È MUITO BOM ESSA DICA + TENHAM CUIDADO NAO VAM EXAGERAR È BOM NAO USAR TODOS OS DIAS E PASSAR POUQUINHO NO PEZINHO DO SEU BEBE CUIDADO.

  21. kelyane disse:

    obrigada ja tava deseperada de ver minha filhota tossir sem parar deus lhes pague

  22. michelle disse:

    show de bola o vick na planta dos pés ajuda muito e o meu filho tem 12 anos e sempre q o temppo está muito seco tosse muito,hoje fiz o teste e foi tiro e queda. obrigada!

  23. esthefany.com disse:

    Sempre que minha filha está tossindo eu uso essa receitinha q é passar o vick na Planta dos pés e sempre tive bons resultados!

  24. EDNA V PUGLIESI disse:

    NOSSA INCRIVEL FUNCIONA MESMO FOI DE IMEDIATO POIS MINHA TOSSE ESTAVA PROFUNDA…MUITO BOM!!!

  25. Rose disse:

    Maravilhoso! Comecei a usar essa receita quando minha filha tinha um ano e meio e ficou resfriada e com o ouvido inflamado. Meus alunos me deram a dica e foi tira e queda! Ela melhorou rapidinho. Depois disso, sempre uso. Agora mesmo, tanto eu quanto meu filho estamos tossindo muito. Passei o vicks nas plantas dos pes, pus meias e quase que de imediato ele parou de tossir! Esta dormindo como um bebe!!! Vale a pena!!!

  26. Sandra disse:

    Adorei as dicas estou com uma tosse braba ha 4 dias nossa a garganta arranha geral obg !

  27. MARILENE MOSCA SANTOS disse:

    Não sabia mais o que fazer para meu filho conseguir dormir,era a noite toda tossindo.Resolvi experimentar passar o vick vaporub na sola dos pés e calcei as meias.Graças á Deus a tosse cessou mesmo.Muito bom mesmo.Minha mãe sempre usou em mim quando criança e hj pode notar que funciona mesmo.

  28. vanessa kelly disse:

    eu tenho uma criança de 4 anos e há 3 anos uso vicki, e olha é ótimo não fico sem, ele é mto bom e eficaz , não tem tosse que dure com vicki vapourup!!! excelente!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *