Search

Vício em trabalho: como tratar

Conheça as características que indicam que uma pessoa está viciada em trabalho. Veja algumas dicas de como tratar esse problema.
Google plus

As pessoas viciadas em trabalho são esforçadas, exigentes e muito detalhistas, mas não sabem quando é o momento de parar. Conhecidos como “workaholics” essas pessoas vivem em função do trabalho. Porém, esse excesso de trabalho pode levar o indivíduo a sofrer algumas doenças físicas e psicológicas. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar esse problema.

Os viciados em trabalho são dedicados e passam maior parte do tempo em função disso. (Foto: divulgação)

Características que indicam vício em trabalho

O vício em trabalho é um problema que acomete grande parte das pessoas. Conhecidos como “workaholics” (termo inglês que designa vício em trabalho) essas pessoas mal acordam e já estão resolvendo problemas do trabalho.

Esses indivíduos são mais propensos a desenvolver doenças físicas e psicológicas como estresse, depressão e infarto.  Os viciados em trabalho passam a maior parte do tempo trabalhando e até levam serviço para casa.

Normalmente, os workaholics  têm pouco tempo para a família, amigos, para relaxar ou praticar hobbies. Encontrar um equilíbrio diante dessa situação é indispensável para saúde mental, física, emocional e espiritual dos viciados em trabalho.

O vício em trabalho pode causar sérios problemas a saúde das pessoas. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de como se organizar no trabalho 

Como tratar o vício em trabalho

Para tratar o vício em trabalho é necessário que a pessoa siga alguns passos para manter um equilíbrio saudável de vida. Confira as dicas:

  • Imponha limite de tempo na atenção que você dedica ao seu trabalho;
  • Reserve tempo para se relacionar com outras pessoas, como família, amigos e outros;
  • Enfrente a insegurança e o medo de fracassar em seu emprego;
  • Pratique exercícios físicos, pois eles ajudam a aliviar o estresse e a tensão causada pelo excesso de trabalho;
  • Procure realizar outras atividades fora do trabalho, como os hobbies;
  • Não leve trabalho para casa, reserve esse momento para descansar, ficar com a família e fazer outras coisas;
  • Se necessário, procure ajuda de um psicólogo para ajudá-lo a lidar com essa situação. Ele poderá orientá-lo a sair do vício em trabalho.

    Workaholic é o termo em inglês que denomina vício em trabalho. (Foto: divulgação)

Veja também como deixar a rotina de trabalho menos estressante

Manter o equilíbrio físico e psíquico é a melhor forma de acabar com o vício em trabalho. O desempenho no serviço é muito melhor quando temos uma vida equilibrada, com relacionamentos familiares, quando fazemos atividades menos estressantes. Por isso, quando perceber que o trabalho toma conta de todo o seu tempo, chegou a hora de aderir as mudanças. Se necessário, procure um psicólogo para orientá-lo de como sair desse vício.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top