Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Viagem de Barco de Belém para Manaus

A região Norte do Brasil é conhecida pela utilização frequente do transporte hidroviário. Devido à grande quantidade de rios e a concentração de inúmeras comunidades ribeirinhas, localizadas à beira de rios importantes, o barco sempre teve um papel fundamental para a sociedade. Em função da importância do transporte hidroviário, muitos turistas optam pelos barcos para conhecerem melhor a região e um dos trajetos mais conhecidos e procurados é o Belém – Manaus.

Com quase seis mil quilômetros de distância, chegar a Manaus partindo de Belém é uma viagem e tanto. São cinco dias a bordo de um dos inúmeros barcos que fazem o trajeto e o viajante tem todo esse tempo para apreciar as lindas paisagens amazônicas, conhecer novas pessoas e viver a rotina de muitas pessoas que moram na região norte e utilizam o barco para se locomover. Durante a viagem, os barcos fazem pequenas paradas em comunidades ribeirinhas, geralmente para o embarque e desembarque de passageiros.

Apesar da grande quantidade de barcos que realizam a viagem Belém – Manaus, é importante se certificar da qualidade do serviço oferecido, já que muitos barcos trafegam em condições mais precárias. Outra informação importante é relativa às acomodações: os barcos não oferecem grandes luxos e a tarifa mais barata é para o setor de redes, onde o turista não tem um cômodo especial e dorme junto com muitas outras pessoas.

Para aqueles que pretendem ter um pouco mais de conforto, a solução é optar pelos camarotes, que são pequenos quartos, com apenas uma cama e, em alguns barcos, banheiro privativo. Os preços para essas acomodações são mais altos, mas o viajante tem a opção de manter seus pertences em segurança, ao contrário do que acontece com aqueles que optam pelo setor de redes.

Amazon Star

Um dos barcos mais conhecidos no trajeto Belém – Manaus é o Amazon Star. Além da opção de acomodação em redes, os turistas podem escolher entre a Suíte Master e o Camarote Duplo, que oferecem mais privacidade e a opção de manter os pertences individuais em segurança. A Suíte Master tem uma cama de casal, ar condicionado e banheiro privativo, enquanto o Camarote duplo é equipado com duas beliches de solteiro, ar condicionado e banheiro privativo.

Nas duas modalidades, não são oferecidas toalhas de banho, que ficam sob responsabilidade do viajante. Durante a viagem, o navio faz paradas em algumas comunidades, apenas para embarque e desembarque de passageiros: Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Óbidos e Juriti. O navio possui um restaurante a bordo, onde é possível fazer as refeições durante os dias de viagem.

De acordo com a programação de viagem divulgada pela agência de turismo Amazon Star, o barco inicia o trajeto nas baías do Guarujá e Marajó até chegar ao Rio Pará. Em seguida, passa pelo Rio Amazonas, onde passa por famosos encontros de águas:  Tapajós e Amazonas e Negro e Solimões. Além do quesito socio-cultural, a viagem Belém – Manaus é uma ótima oportunidade para conhecer de perto alguns dos rios mais importantes do Brasil.

Para saber mais sobre a viagem, acesse: http://www.amazonstar.com.br/ .


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL