Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 11 de julho de 2012, às 16:47 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Via Rápida Empregos SP, Cursos gratuitos 2012

O programa de capacitação profissional está promovendo mais de 150 cursos gratuitos em todo estado de São Paulo e pretende ocupar 37,1 mil vagas.
483894 Via Rápida Empregos SP Cursos gratuitos 2012 Via Rápida Empregos SP, Cursos gratuitos 2012O programa Via Rápida Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. (Foto:Divulgação)

Estão abertas 37,1 mil vagas para cursos gratuitos no estado de São Paulo. A qualificação profissional está sendo oferecida pelo programa Via Rápida Emprego, que pretende melhorar a mão-de-obra e conceder novas oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa é uma aposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo.

Além de ter mais chances de ser contratado por uma empresa, o aluno do Via Rápida Emprego também adquire uma capacitação que permite montar o próprio negócio. Os cursos gratuitos promovidos pelo programa duram de 30 a 90 dias e desenvolvem diversas competências profissionais.

O programa que visa a capacitação profissional básica está com uma oferta de mais de 150 cursos, distribuídos nas áreas de construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. Os candidatos selecionados receberão material didático e um auxílio financeiro para o vale transporte no valor de R$120,00 por mês. Pessoas desempregadas sem seguro desemprego também contam com a chance de solicitar o bolsa-auxílio, que contribui com R$ 210,00 por mês durante o período de curso.

483894 Via Rápida Empregos SP Cursos gratuitos 2012 2 Via Rápida Empregos SP, Cursos gratuitos 2012São 37,1 mil vagas para cursos que visam a capacitação profissional básica. (Foto:Divulgação)

As vagas para o Via Rápida Emprego 2012 estão distribuídas em todo o estado de São Paulo, sendo que 2.880 oportunidades estão na capital paulista, 5.930 na região metropolitana e 28.342 vagas no interior e litoral.

Veja também: Via Rápida Empregos e Cursos, www.viarapida.sp.gov.br

Como participar do Via Rápida Emprego?

Para participar do programa de capacitação, o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e morar no estado de São Paulo. A SDECT fará a seleção levando em conta alguns critérios, como escolaridade, renda familiar e condição profissional. O programa normalmente dá preferência para as pessoas que estão desempregadas.

Inscrição Via Rápida Emprego 2012

Os interessados devem se inscrever no programa através do site oficial, preenchendo um formulário que solicita dados pessoais, como RG e CPF. Outra forma de disputar as vagas oferecidas é preenchendo um cadastro nos postos do Acessa São Paulo.

Acesse o site Via Rápida SP, confira a relação de cursos e inscreva-se.

Sobre o Via Rápida Emprego

483894 Via Rápida Empregos SP Cursos gratuitos 2012 1 Via Rápida Empregos SP, Cursos gratuitos 2012O curso de assistente administrativo é um dos mais procurados. (Foto:Divulgação)

O programa, que completa um ano neste mês de julho, promove cursos para capacitar profissionais de diferentes áreas. Até o momento, cerca de 40 mil pessoas contaram com a qualificação profissional gratuita e de qualidade do Via Rápido Emprego.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo tem como objetivo promover cursos gratuitos de curta duração, mas que facilitem a inserção do profissional no mercado. As aulas do Via Rápida Emprego são promovidas nas escolas técnicas paulistas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza. As salas do Senai, Senac, Senat, Avape e Adeva também servem de ambiente para aprendizagem.

Os cursos disponíveis variam de acordo com as necessidades da região, que são analisadas de acordo com os dados do programa Emprega SP.

Saiba mais: Via Rápida Emprego SP, Cursos Oferecidos

Conteúdo avaliado com média: