Menu
Você está em: MundoDasTribos > Vestidos de quadrilha – festa junina

Confira modelos de vestidos perfeitos para festa junina e arrase na quadrilha em 2015.

Já sabe como escolher vestidos de quadrilha – festa junina? Se a resposta for “não”, leia essa matéria e confira algumas dicas infalíveis para acertar na montagem do look caipira. Em geral, a peça perfeita precisa favorecer os movimentos do corpo e valorizar a atmosfera junina, com muitas cores e estampas.

452498 Vestidos de quadrilha festa junina 5 Vestidos de quadrilha   festa junina Vestidos de quadrilha - festa junina. (Foto: Divulgação)

O mês de junho já começou e com ele uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira. A celebração da cultura caipira existe há muito tempo, conhecida como festa de São João, ela é caracterizada pelas feiras e quermesses, além da dança da quadrilha.

Apesar de ser uma festa que já faz parte da tradição do País e que sofreu diversas modificações até encontrar seu modelo atual, ela teve origem dentro da cultura europeia, assim como muitas das festas que hoje fazem parte do calendário do brasileiro.

Leia também: Vestido de festa junina – faça seu próprio vestido caipira

Vestidos de quadrilha – festa junina

>A festa junina não serve apenas para pular fogueira ou saborear comidas típicas. O evento também é perfeito para incorporar um personagem caipira e fazer parte da quadrilha. Essa dança, tradicional nos festejos de são joão, conta com vários casais que seguem os comandos de um narrador. Além de providenciar um par para o rastapé, você também precisa providenciar um vestido de quadrilha – festa junina.

452498 Vestidos de quadrilha festa junina 14 Vestidos de quadrilha   festa junina O vestido deve ser bem colorido e estampado. (Foto: Divulgação)

Como escolher vestido de quadrilha?

O vestido de quadrilha, também chamado de vestido caipira, tem suas características são marcantes. Eles geralmente são rodados e com muitos babados, lembrando muito os modelos usados pelas mulheres em cidades interioranas no final do século 19 e início do século 20. Com muita cor, eles abusam das estampas e aventais embutidos.

452498 Vestidos de quadrilha festa junina 15 Vestidos de quadrilha   festa junina Vestidos de festa junina para dançar quadrilha. (Foto: Divulgação)

Antigamente eram considerados vestidos de festa e hoje fazem parte da brincadeira, podendo ser comprados em lojas especializadas em fantasias ou até mesmo feitos por encomenda. Você também pode reaproveitar aquele seu vestido antigo e colorido com alguns pedaços de renda, tecido quadriculado e babados com tule para fazer seu próprio vestido de quadrilha.

Saiba mais: Roupas de festa junina 2015

Na hora de se vestir para a festa é só usar a imaginação e bom humor para garantir a diversão, mas o mais importante, independente de comprar seu vestido em uma loja especializada, encomendar com uma costureira ou brincar de reformar seu vestido é você se sentir bem e aproveitar a festa.

Modelos de vestidos caipiras

Você ainda não sabe qual vestido usar na festa junina? Então confira as fotos abaixo e inspire-se nos modelos:

452498 Vestidos de quadrilha festa junina 9 Vestidos de quadrilha   festa junina Vestido de festa junina Ivete Sangalo. (Foto: Divulgação)
452498 Vestidos de quadrilha festa junina 12 Vestidos de quadrilha   festa junina Vestido de festa junina plus size. (Foto: Divulgação)
452498 Vestidos de quadrilha festa junina 11 Vestidos de quadrilha   festa junina Vestidos curtos e coloridos. (Foto: Divulgação)
452498 Vestidos de quadrilha festa junina 6 Vestidos de quadrilha   festa junina Vestidos fashion para dançar quadrilha. (Foto: Divulgação)

Como nasceu a festa junina?

O surgimento das festas juninas ocorreu na idade média, como uma festa pagã em comemoração à fertilidade da terra, agradecendo aos deuses pelas boas colheitas na época do solstício de verão. Essas festas ocorriam tradicionalmente no dia 24 de junho, que para é nós, o dia de São João. Quando passaram a ser festas católicas elas também tiveram o nome modificado para “Festas Joaninas” em uma homenagem a São João Batista.

Atualmente se homenageiam 3 santos nas festas, dia 13 o dia de Santo Antônio, dia 24 o dia de São João e dia 29 o dia de São Pedro. Com o passar dos anos as festas ganharam características próprias do Brasil, como as enormes fogueiras que passaram a figurar a festa por junho ser um mês de frio Além da culinária caipira com a forte presença de receitas a base de milho, simbolizando a boa colheita.

Entre as características que passaram a ser típicas do nosso país, e que são tradição apenas no Brasil temos o pau de sebo, correio elegante, os fogos de artifício e a quadrilha, tudo com o objetivo de deixar a festa ainda mais animada e bonita.

Veja também: Vestidos Fashion de festa junina

Existem muitas opções de vestido de quadrilha – festa junina, que se distinguem com relação ao comprimento, às cores e aos detalhes. Considere a sua personalidade para escolher o modelo que mais combina com você.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL