Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Fotos & Vídeos > Vênus próximo à Lua: fotos

Vênus próximo à Lua: fotos

Por Isah

Neste domingo (8), a lua ficou bem próxima de Vênus. O fenômeno surpreendeu a todos e pôde ser visto em algumas regiões do Brasil. O mesmo fenômeno já foi presenciado em outras partes do mundo.

A aproximação pôde ser vista em diversos pontos do Brasil. (Foto:Divulgação)

Como acontece o fenômeno?

A conjunção de Vênus com a Lua Crescente permite ver o planeta bem próximo ao satélite. O fenômeno astronômico já ocorreu em outros lugares do mundo e chegou ser fotografado, como em Amã (Jordânia). O brilho de Vênus no céu é conhecido popularmente como estrela d’Alva.

Vênus é considerado o planeta mais brilhante do sistema solar. Ele aparece aos finais de tarde desde meados de julho e pode ser observado tranquilamente a olho nu. No fenômeno, a Lua conseguiu ocultar o planeta.

O fenômeno começou a tomar conta do céu por volta das 19h de domingo, principalmente nas cidades abaixo de Florianópolis. Em algumas regiões do país não foi possível ver a ocultação, mas as pessoas conseguiram avistar o planeta perto do satélite natural.

A Lua Crescente e Vênus dividiram espaço no céu. (Foto:Divulgação)

De acordo com o astrólogo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), Vênus não é o único planeta que pode ser avistado no céu noturno. Ele garantiu que desde agosto ele tem visto Saturno transitar pelo céu.

João Batista afirmou ainda que nesta segunda-feira (9), será possível avistar a estrela Espiga, Vênus, a Lua e o planeta Saturno.

Outro fenômeno raro envolvendo Vênus aconteceu em 2012. O planeta passou em frente ao sol e o seu trânsito pôde ser visto ao redor do mundo. A paisagem que se formou no céu foi uma grande esfera alaranjada sendo invadida por uma pequena bola escura. Milhares de pessoas se reuniram para assistir Vênus movendo-se pela superfície solar.

Repercussão

Milhares de pessoas fotografaram o fenômeno. (Foto:Divulgação)

No Brasil, as pessoas puderam avistar a aproximação entre a Lua e Vênus de diversas regiões, incluindo Rio de Janeiro, Cuiabá (MT), Sul de Minas Gerais, Zona Leste de São Paulo, Maranhão, Rio Branco (AC) e Campinas (SP).

Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, Vênus ficou totalmente encoberto pela Lua.

Fotos de Vênus próximo à Lua

Veja a seguir uma seleção de fotos de Vênus próximo da Lua em diferentes ângulos:

Outros planetas visualizados neste ano

A visualização dos fenômenos astronômicos começou a ser possível em maio, quando a Terra se alinhou a alguns planetas. Na ocasião, Júpiter, Mercúrio, Vênus e Marte se manifestaram no céu terrestre através de quatro pontos brilhantes bem próximos.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *