Vender o carro: dicas, cuidados

PUBLICIDADE

Quem vende um veículo deve tomar uma série de cuidados antes de concretizar o negócio. O principal ponto a ser observado por quem está comercializando seu veículo é certificar-se com relação ao recebimento do valor acordado antes de dar início aos procedimentos quanto à documentação. Somente depois da conclusão das operações bancárias é que você deve preencher o CRV (Certificado de Registro do Veículo). Vale lembra que esse documento não precisa ser portado no dia a dia, mas é necessário ser guardado em um local seguro.

Leia também: Cuidados com a documentação de carros usados

Cuidados com a documentação na hora de vender um carro (Foto: Divulgação)

Não entregue o CRV em branco para o comprador do seu carro

Após receber os valores acordados pela venda do veículo, você deve fazer o preenchimento complô do CRV, colocando a data da venda do item. É imprescindível que você reconheça a firma de sua assinatura. Não cometa o erro de entregar o documento em branco ao comprador do carro ou a despachantes. Quem faz isso acaba correndo o risco de não ter a transferência feita corretamente, o que pode trazer problemas futuros com multas e débitos que acabam sendo creditados ao antigo dono. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados durante e depois da transação.

PUBLICIDADE
Ao vender um carro, garanta que a transferência será feita no prazo de 30 dias (Foto: Divulgação)

Tire cópia autenticada de toda documentação de venda

Para garantir um bom negócio, ou pelo menos assegurar garantias quanto a isso, é essencial tirar uma cópia autenticada de toda a documentação de venda. Também é aconselhável informar ao DETRAN que o automóvel, que até então estava em seu nome, foi vendido. O procedimento é bem simples: dentro do prazo de 30 dias, depois da data de assinatura da documentação, entregue uma cópia autenticada do comprovante de transferência, preenchido e com a firma reconhecida, no protocolo geral do DETRAN ou no CIRETRAN de sua cidade.

Saiba mais sobre: Tabela de carros usados 2011

Segundo a lei, o novo proprietário do carro tem no máximo 30 dias para fazer a transferência, a contar da data da venda, que consta do CRV. Diante da falta de cumprimento dessa determinação, o antigo dono deve solicitar o bloqueio do veículo por falta de transferência. Esse documento o protege de qualquer tipo de problema e o novo proprietário só conseguirá licenciar o carro comprado após efetuar a regularização da documentação.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.