Menu

Cursos

Atualizado em 10 de dezembro de 2012, às 11:05 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Vence SP: inscrições

As inscrições do programa vence São Paulo vão até, hoje,10 de dezembro e podem ser realizadas por meio do site do projeto.

Nessa segunda-feira, 10 de dezembro, terminam as inscrições para os cursos técnicos promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através do programa Vence. No total, são mais de 20 mil oportunidades distribuídas em 52 cursos diferentes. Somente na região de Presidente Prudente estão à disposição da população cerca de 100 vagas. As inscrições devem ser feitas até esse dia 10 de dezembro, por meio do portal www.vence.sp.gov.br. Foram computados, até o dia 6 de dezembro, mais de 18 mil cadastros de estudantes.

551069 Programa Vence SP inscrições 01 Vence SP: inscriçõesO Vence São Paulo está com inscrições abertas até esse dia 10 de dezembro (Foto: Divulgação)

Objetivo do Vence SP

O Vence São Paulo antes chamava-se Rede Ensino Médio Técnico (Retec) e era voltado apenas a estudantes da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa nova estrutura, o programa passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio, em 2013.

O objetivo do Vence São Paulo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. O programa é oferecido através de dois modelos: o concomitante, que está com cadastro aberto até segunda-feira (10/12) e o integrado, por meio de parcerias com o Centro Paula Souza e com o Instituto Federal, com inscrições já encerradas. A iniciativa ofereceu oportunidades para 31 mil jovens, sendo que 28,5 mil estão matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.

Vence SP: concomitante

No modelo concomitante, o participante do Vence SP frequenta o Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino e o curso técnico em uma das instituições conveniadas ao programa, no período oposto ao do ensino regular. Ao final do curso técnico, que pode durar de 1 ano a dois, os estudantes recebem um certificado da instituição particular e, ao final do Ensino Médio, o diploma da escola regular. Nessa modalidade, estão sendo oferecidas 20 mil vagas, para 2013.

551069 Programa Vence SP inscrições 02 Vence SP: inscriçõesO programa Vence SP está capacitando mão de obra no estado (Foto: Divulgação)

Cursos integrados do Vence SP

O programa Vence SP também disponibiliza o modelo integrado, na qual os estudantes que estão no Ensino Médio têm o curso regular integrado ao ensino técnico, através de uma parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Em 2012, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Governo do Estado e promove 21 tipos diferentes de cursos, como por exemplo, administração, informática, mecânica, edificações, química, automação industrial, entre outros. Para mais informações acesse: www.vence.sp.gov.br.