Bem Estar

Varanda com estilo rústico: como decorar

Por Isah

A varanda é um espaço na casa no qual as pessoas podem descansar, conversar com os amigos, reunir a família ou ler um bom livro. O ambiente oferece a tranquilidade que o morador precisa e também facilita o contato com a natureza.

A varanda rústica precisa ser aconchegante. (Foto:Divulgação)

Diferentes estilos podem ser explorados na decoração da varanda. No entanto, se a intenção é criar uma área aconchegante, confortável e receptiva, então vale a pena apostar na estética rústica.

Características do estilo rústico

O estilo rústico propõe um verdadeiro regresso às origens, no qual é possível resgatar móveis, objetos e têxteis antigos. O morador precisa ter em mente que a principal inspiração desta estética está nas antigas casas de campo.

O rústico valoriza as imperfeições, o inacabado e o desgaste causado pelo tempo. O estilo também faz uma forte referência ao mundo country, ao passo que incorpora o mobiliário rural.

A madeira é um material que não pode faltar na decoração. (Foto:Divulgação)

Entre os principais materiais que aparecem na decoração rústica, vale destacar a madeira e o ferro. Com relação às cores, a paleta principal é composta por branco-sujo, os tons terra ou tonalidades pastel. Nada impede também de trabalhar com uma cor mais quente ou mais fria para tornar o ambiente aconchegante.

Algumas estampas são capazes de valorizar a atmosfera rústica, como é o caso dos quadrados, florais e listrados. A mistura dos padrões na decoração é considerada uma saída interessante, desde que não sobrecarregue a identidade visual.

Como decorar uma varanda rústica?

Revestimento: o chão pode ser revestido com madeira ou algum material com aparência robusta. As paredes ficam mais charmosas com uma pintura texturizada.

Os móveis devem favorecer o descanso. (Foto:Divulgação)

Móveis: a varanda precisa contar com móveis que favoreçam o conforto e o descanso. Para valorizar a estética rústica, vale a pena apostar nas peças de madeira ou naquelas que são confeccionadas com fibras naturais, como vime, bambu ou junco.

A varanda rústica pode ser decorada com muitas opções de móveis, como poltronas, namoradeiras, sofás, banquetas, futon, chaises, mesas e espreguiçadeiras. A escolha das peças varia de acordo com o projeto.

Objetos: muitos objetos decorativos reforçam a ideia de rusticidade, como cestos, almofadas estampadas, gaveteiros, baús, bandejas, utilidades antigas, livros, latas decorativas e peças artesanais em geral.

Vale a pena explorar a natureza na decoração. (Foto:Divulgação)

Plantas: os elementos verdes são fundamentais para montar uma varanda aconchegante e rústica. Se o ambiente não recebe muito sol, o jardim pode ser composto por folhagens vistosas que gostam de meia-sombra. Se a área é bem iluminada por raios solares, então é recomendado decorar com plantas que gostam de sol.

Recomendado para você
Bem Estar

Programa Celso Portiolli Construindo Um Sonho

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Beleza

Perfumes Franceses Mais Famosos – Femininos e Masculinos

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *