Bem Estar

Valeriana: o que é, benefícios, efeitos colaterais

A Valeriana vem sendo uma das plantas mais divulgadas pela mídia. Isso se deve a sua grande eficácia no combate a insônia. Apesar da sua recente utilização, seu efeito já é conhecido pelos herboristas há séculos. Para conhecer um pouco mais sobre essa planta, separamos algumas informações a respeito do assunto.

Valeriana o que é benefícios efeitos colaterais

Valeriana: o que é, benefícios, efeitos colaterais

Conhecendo um pouco da história da Valeriana

Há indícios que, desde a antiguidade, Galeano, Discórides e Plinius já conheciam os efeitos dessa planta, assim como já faziam uso dela. Isso se deve a sua mais importante ação, a sedação. Devido ao seu benefício, seu emprego entre os humanos continuou crescente. Para ter uma ideia, durante a Segunda Guerra Mundial, ela também foi utilizada no alívio de tensões sofridas pelos soldados no período militar.

Atualmente, sua ação sedativa está sendo novamente estudada. Estudos comprovam sua eficácia no combate a insônia extrema. O que é um grande avanço para os pesquisadores.

Valeriana o que é benefícios efeitos colaterais 1

Qual a origem da Valeriana?

A Valeriana é uma planta originária da Europa e Oeste Asiático. Sendo assim, costuma se desenvolver em ambientes úmidos e sombreados, geralmente em locais próximos aos riachos e lagos. Como seu consumo está crescendo cada dia mais, as raízes estão sendo cultivadas também em países como a Bélgica, a Holanda e a Alemanha.

Características da Valeriana

A Valeriana é uma planta que possui um aroma muito forte e desagradável ao nosso olfato. Vale lembrar que a parte utilizada para a fabricação do medicamento é a raiz. Devido seu consumo crescente, a indústria farmacêutica fabrica desde suplementos, cápsulas, tabletes, até mesmo chás dessa planta.

A valeriana pode ser consumida na forma de chá.
A valeriana pode ser consumida na forma de chá.

Benefícios oferecidos pelo uso da Valeriana

Após pesquisas, ficou demonstrado que a Valeriana apresenta grandes benefícios principalmente no combate a insônia. Isso se deve a sua ação hipnótica, a qual contribui para a indução do sono. Além disso, ela também pode ser utilizada para outras funções:

  • Combate à depressão leve;
  • Combate à agitação;
  • Pode ser usada no controle da pressão arterial;
  • Possui ação relaxante.

Apesar de haver relatos que a Valeriana possua outras ações além da hipnótica, não há estudos que demonstram essa eficácia.

Conheça os efeitos colaterais do uso da Valeriana

Pesquisadores afirmam que a Valeriana possui uma ação segura quando é utilizada em um curto período, geralmente em torno de 4 a 6 semanas. Infelizmente, até o momento não há informações sobre seu efeito a longo prazo.

Em relação aos efeitos colaterais que podem surgir durante seu uso são:

  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Cansaço matinal ou após seu uso.
Raiz de valeriana, utilizada na produção do medicamento.

A Valeriana é uma planta utilizada há décadas. Porém, apenas recentemente conquistou espaço e respeito entre os cientistas. Após estudos, foi comprovada a sua eficácia no combate à insônia, sendo, hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico. Apesar do seu benefício comprovado, é preciso buscar uma orientação médica antes de iniciar o seu uso.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

Uma resposta para “Valeriana: o que é, benefícios, efeitos colaterais”

  1. cristina rufino disse:

    Faço uso da valeriana em capsulas,até o momento está sendo ótima.e sem nenhum efeito colateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *