Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vaidade Infantil – Maquiagem, Cosméticos, para Crianças

O mercado de beleza oferece inúmeros produtos hipoalergênicos apropridos para as crianças.

A vaidade infantil pode trazer reflexos na vida adulta. Quando uma criança é vaidosa desde pequena a probabilidade que continue sendo quando adulta é muito grande. Mas é preciso controlar a vaidade infantil para que não seja excessiva e acabe prejudicando a criança.

Produtos de maquiagens infantis (Foto: Divulgação)

Produtos de maquiagens infantis (Foto: Divulgação)

Quando a vaidade infantil é prejudicial?

As meninas, principalmente, em sua maioria são muito vaidosas, principalmente quando crianças. Elas costumam copiar os gestos da sua mãe, como, por exemplo, passar batom, usar sombra nos olhos, pentear os cabelos, usar salto alto, entre outros. Isso pode ser normal, mas quando a criança começa a usar sem limites pode deixar sua pele com aparência muito mais velha do que sua idade cronológica.

Quem tem filha sabe o quanto elas gostam de usar suas roupas, sapatos e maquiagens para ficar brincando de modelo dentro de casa. Mas será isso saudável? Em primeiro lugar, é necessário saber que o grande problema dos cosméticos em crianças é a alergia, ou dermatite de contato e a vaidade infantil pode ser prejudicial se não for controlada.

Criança deve ser criança e não adultos em miniatura (Foto: Divulgação)

Criança deve ser criança e não adultos em miniatura (Foto: Divulgação)

Vaidade infantil quando atrapalha

Cada vez mais cedo as meninas estão perdendo a sua infância para se tornarem adultas, muitas participam de concursos de beleza, usam roupas de adultos e andam de salto alto. As vezes as exigências dos concursos é tanta que as crianças são submetidas a procedimentos cirúrgicos com o consentimento de sua mãe, tudo em prol da vaidade. Veja bem é normal as meninas quererem imitar sua mãe, usar o batom dela, o salto alto, quem nunca fez isso? Mas é preciso impor limites pois as crianças vão experimentando até conseguir o consentimento de fazerem o que querem. Persuasão é a palavra certa, que as crianças mais usam quando querem algo impossível, com caras e bocas acabam convencendo a mãe do que desejam.

É preciso que as meninas crianças sejam crianças, que aproveitem a sua infância, que brinquem, que divirtam-se sem ter preconceito ou medo. Ser criança é ser natural, quanto mais puder evitar que as meninas usem maquiagem, melhor para elas.

A vaidade infantil em excesso pode atrapalhar o desenvolvimento da criança (Foto: Divulgação)

A vaidade infantil em excesso pode atrapalhar o desenvolvimento da criança (Foto: Divulgação)

Maquiagem infantil

A maquiagem infantil pode ser feita de várias formas, para uma brincadeirinha de festa junina, para um desfile de escola, em casa brincando com as amigas e bonecas, mas é importante observar que seja apenas em alguns momentos e esporadicamente. Quando começa a ser diário e uma maquiagem muito forte pode correr o risco de a criança parecer um adulto em miniatura, sem pensar que o uso desses produtos em excesso podem ser prejudiciais a pele delicada das crianças.

Vale a pena lembrar que as crianças devem usar produtos que são apropriados à elas e a sua idade. Como a pele das crianças é muito sensível os produtos de uso adulto podem fazer muito mal e causar alergias e até queimaduras.

Maquiagem em excesso

Existem muitas mães que estimulam as crianças a se maquiarem desde pequenas, isso pode ser um problema, pois elas podem não querer mais parar de se maquiar e com o tempo a pele começa a ficar como a de uma mulher adulta, além da aparência da criança que se torna muito adulta. A maquiagem em excesso é prejudicial, mesmo que seja usado produtos infantis, apropriados para a idade das crianças. É importante que as mães observem as crianças e o tipo de produto que as mesmas estão aplicando na pele, pois o que pode parecer uma simples brincadeira de criança pode se transformar em um sério problema que terá reflexo na sua vida adulta.

Maquiagens podem dar alergias nas crianças (Foto: Divulgação)

Maquiagens podem dar alergias nas crianças (Foto: Divulgação)

Cuidados com alergias

Se a criança já tiver predisposição à alergia o conselho é: que quanto mais tarde introduzirmos o cosmético, melhor para a criança. Os pais, nesse caso, mais as mães, devem estimular a criança a realmente ter uma vida de criança, de brincadeiras, e mostrar a ela que tudo tem o seu tempo, e que ela terá o dela para usar maquiagem. Mas se em todo o caso a criança quiser muito, opte por produtos antialérgicos e mais suaves. Hoje em dia é possível encontrar produtos infantis quem contêm menos perfume e corantes.

Crianças aprendem a serem vaidosas com as mães (Foto: Divulgação)

Crianças aprendem a serem vaidosas com as mães (Foto: Divulgação)

Produtos de beleza infantis

O mercado de cosméticos oferece uma gama de produtos que são específicos para crianças deforma que são antialérgicos e com corantes naturais para evitar problemas na pele ou os olhos. Os produtos nacionais de marcas conhecidas como Natura, AVON, O Boticário, entre outros oferecem produtos que não agridem a pele das crianças, desde sabonetes, óleos hidratantes, perfumes, kits de maquiagens com sombra, batom, blush, todos produzidos com segurança para não causar alergias nas crianças.

Cuidados com a beleza

As meninas devem, sim cuidar da sua beleza, principalmente quando brincam de adultas. O importante é que elas tenham produtos de maquiagem condizentes com a sua idade para que não façam mal a pele nem prejudique sua aparência. Embora as meninas queiram se maquiar é importante orientá-las que devem brincar como crianças e não como adultas para serem jovens saudáveis e com aparência jovem.

As crianças têm mais predisposição a alergias de cosméticos pelo fato de a sua pele ter o PH diferente da pele do adulto, assim como a imunidade. O uso precoce de maquiagem e outros produtos cosméticos, pode não só, afetar a pele mas o psicológico emocional da criança, no sentido de “queimar etapas” na vida.

São por esses e outros motivos que a mãe deve selecionar muito bem os produtos a serem usados. Assim é possível deixar sua filha linda e sem consequências indesejadas.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL